
Neste sábado ocorrerá em todo o Brasil a primeira etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite (também conhecida como pólio ou paralisia infantil), das 8 às 17 horas. Todas as crianças menores de 5 anosdevem ser imunizadas. Para esse ano, a meta da Secretaria da Saúde do Paraná é vacinar ao menos 95% dos 775.650 paranaenses nessa faixa etária. Já em Curitiba, a expectativa da Secretaria Municipal da Saúde é de que ao menos 95% das 123 mil crianças com até 5 anos recebam as duas gotas da vacina Sabin contra o vírus que causa a pólio.
Em Curitiba serão 360 postos de vacinação. Os pais não devem se esquecer de levar a carteirinha de vacinação das crianças. A vacina Sabin poderá ser tomada nos postos de saúde, e em alguns supermercados e shoppings da capital. Se houver alguma vacina atrasada, a criança deve ser levada a um posto de saúde, para que então seja imunizada contra a poliomielite e contra outras doenças também.
A poliomielite atinge o sistema nervoso central, podendo deixar sequelas e até levar à morte. De acordo com as secretarias de saúde do estado e do município, o último caso da doença no estado foi registrado em 1989,e em Curitiba em 1986. O Brasil erradicou a doença em 1994. No entanto, como a pólio ainda tem sido registrada na África e na Ásia, há necessidade de vacinação. Em 2008, houve 1.660 casos em todo mundo. A segunda etapa da vacinação contra a paralisia infantil será no dia 20 de agosto.



