Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Litoral

Começa mapeamento de áreas de risco de deslizamento em Antonina

Mineropar iniciou trabalho nesta semana, com base em estudo preliminar que apontou mais de 60 pontos de deslizamentos. Mapeamento fornecerá dados atuais que serão usados na elaboração de plano preventivo

A Mineropar começou a fazer, nesta semana, o mapeamento das áreas que apresentam risco de deslizamentos de encostas em Antonina, no Litoral do Paraná. Em estudo preliminar, elaborado após as fortes chuvas de março, a companhia identificou mais de 60 pontos de deslizamentos na cidade. O novo trabalho vai fornecer dados atualizados para o Plano Diretor do município e para a elaboração do Plano Preventivo da Defesa Civil.

O mapeamento deve apontar as áreas com maior probabilidade de sofrer desocupação em caso de chuvas, enchentes e deslizamentos. Além disso, o estudo deve orientar melhor o município quanto ao uso e ocupação do solo no perímetro urbano.

Paralelo ao mapeamento, a Associação de Defesa do Meio Ambiente e do Desenvolvimento de Antonina (Ademadan) também realiza o cadastramento dos moradores das áreas de risco do município para o planejamento e evacuação da população em caso de desastres naturais. Os bairros considerados de risco na cidade são Graciosa de Cima, Portinho, Caixa D'Água, Laranjeiras, Beco da Viúva e Quilômetro Quatro.

O mapeamento inclui o registro das formas de relevo, a declividade das encostas, o solo, as rochas, as alterações das rochas, as evidências de instabilidade das encostas, as águas superficiais e as intervenções do homem na natureza.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.