Por meio de uma comissão independente, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) pretende apurar o que houve na festa de recepção aos novos alunos da instituição, na qual o João Francisco Nogueira Medeiros, aprovado no curso de Geografia passou mal e chegou a desmaiar. Hospitalizado, o jovem de 17 anos precisou ser internado na UTI.
Determinada na terça-feira (26) pelo reitor em exercício Rogério Andrade Mulinari, a comissão será composta pelos professores Ida Cristina Gubert (de Ciências Biológicas) Ana Sofia Climaco Monteiro de Oliveira (de Tecnologia) e Milton Carlos Mariotti (de Ciências da Saúde) e terá 30 dias para apresentar uma conclusão.
Segundo nota emitida pela assessoria de imprensa da UFPR, a instituição quer esclarecer o que aconteceu com o calouro na festa e o que motivou o "agravo de sua saúde", além de "verificar quais foram as providências tomadas pela UFPR".
De acordo com a família, na sexta-feira (22) João Francisco participava do trote da Universidade na tenda do curso de Medicina, quando teria sido induzido a ingerir uma bebida de coloração vermelha. Após isso, o jovem teria começado a vomitar e, conduzido por amigos à entrada do campus, teria tido convulsões e desmaiado.
Os pais do garoto pediram a realização de exame toxicológico para saber se o quadro foi ocasionado pela ingestão de alguma substância. Eles acusam a instituição de omissão e reclamam que a universidade não estaria preparada para atender ocorrências desta natureza.
Em entrevista coletiva concedida na segunda-feira (25), Mulinari confirmou que o consumo de cerveja estava liberado na festa de recepção, mas reconheceu que outras bebidas alcoólicas podem ter sido distribuidas na festa. O reitor em exercício também ressaltou que nenhum aluno sendo carregado por colegas nas dependências do campus foi flagrado pelas câmeras de segurança.



