Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Relatório pronto

Comissão de vereadores propõe que pavilhão do Barigüi se torne espaço multiuso e turístico

Ano que vem, o pavilhão de exposições do Parque Barigüi – um dos mais tradicionais espaços da cidade – pode ganhar novos usos e destinos.

A comissão interna da Câmara de Vereadores de Curitiba, formada em março para discutir o uso do pavilhão, acaba de concluir os debates. O relatório com as conclusões e propostas será entregue para o prefeito Beto Richa (PSDB) na próxima semana. A decisão final é do prefeito.

O documento conclui que a melhor destinação para o local é manter-se como espaço de exposições, mas não apenas mostras comerciais, e sim somando outras atividades e serviços úteis para a população que freqüenta o parque Barigui.

Multiuso

"Seria um espaço multiuso, administrado pelo setor de turismo da prefeitura da cidade", define a vereadora Julieta Reis (PSB), presidente da comissão que estudou o caso.

Em março, após 30 anos de concessão à empresa Diretriz Empreendimentos, o pavilhão voltou à administração municipal.

Como permissionária do pavilhão, a Diretriz explorou o espaço comercialmente, realizando feiras e exposições temáticas, com entrada paga.

Desde que acabou o contrato em março, o pavilhão está sob responsabilidade da Urbs, e os vereadores que compõem a comissão vêm discutindo o caso.

Turismo

A vereadora Julieta Reis diz que o projeto de tornar o pavilhão do Barigüi um espaço multiuso vem acompanhada da proposta da elaboração de um plano diretor de turismo para a capital paranaense.

"Nesses oito meses de trabalho, ouvimos todos que tinham que ser ouvidos", conta a vereadora sobre os trabalhos da comissão. "Concluímos que o melhor é que o pavilhão ganhe novas atribuições, não apenas exposições comerciais. Tem que ter serviços da prefeitura, um bom café, exposições e mostras gratuitas, melhor estrutura para a população. Enfim, tornar-se um local de convivência", diz Julieta.

Boa dupla

Ela lembra a recente inauguração da Casa da Leitura, pertinho do pavilhão, pela Fundação Cultural de Curitiba. O pavilhão renovado, com novos serviços e usos, formaria uma boa dupla com a Casa, que passa a ser freqüentada por crianças e seus familiares, comenta a vereadora.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.