
Brasília A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado deve votar nesta terça-feira (18/9)o projeto de resolução que acaba com a multa mensal de R$ 5 milhões aplicada pela União ao Paraná. O relator da proposta, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), disse que o relatório está pronto e que soluciona o problema.
A votação da resolução não está na pauta oficial da comissão. Mas a expectativa é de que ela seja encaixada por ordem extraordinária do presidente da CAE, senador Aloizio Mercadante (PT-SP). "Vou tentar convencer o Mercadante de que o projeto precisa ser votado logo", afirmou Raupp.
A multa é imposta pela Secretaria do Tesouro Nacional devido ao descumprimento, da parte do governo do estado, do acordo de compra de R$ 456 milhões (valores de 2002, não-atualizados) em títulos públicos pelo Paraná junto ao banco Itaú. Os títulos, considerados "podres", estavam na carteira do Banestado, comprado em 2000 pelo Itaú. A negociação fez parte do processo de saneamento e privatização do Banestado.
A CAE tem 16 membros e, entre eles, apenas Osmar Dias (PDT) é do Paraná. "Vou votar e fazer força para a aprovação", disse Osmar. O pedetista acredita que, com o apoio do governo federal, a projeto tem tudo para ser aprovado na comissão. A maior dificuldade, segundo ele, será no plenário do Senado, após passar pela CAE.



