• Carregando...

Na segunda-feira (21), um turista paranaense perdeu parte do braço em um ataque de tubarão sofrido no mar do arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Esse foi o primeiro caso de ataque de tubarão nas praias do conjunto de ilhas pernambucanas que costuma receber turistas o ano inteiro.

11 estados brasileiros já registraram casos de ataques de tubarão

Uma pesquisa realizada pelo engenheiro de pesca Jonas Rodrigues, que estuda a incidência de ataques de tubarão no estado de Pernambuco em sua pesquisa de doutorado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), apontou que dos 17 estados brasileiros com litoral, 11 já registraram casos de ataques de tubarão. O estado de Pernambuco lidera o ranking com 60 casos registrados desde 1991. O litoral dos estados do Amapá, Pará, Piauí, Alagoas, Sergipe e Espirito Santo não tem registros de ataques.

O estado de Pernambuco registra o maior índice do país de ataques de tubarão. Porém, essas situações costumam acontecer nas praias pertencentes a zona de restrição que vai do Bairro Novo, em Olinda, até Itapoama, no Cabo de Santo Agostinho. Para evitar essa situação, 30 quilômetros de praias pertencentes a essa zona de restrição possuem 67 placas de advertência e 17 placas educativas alertando os banhistas.

Segundo a especialista Rosangela Paula Teixeira Lessa do Departamento de Pesca e Aquicultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o ataque registrado em Fernando de Noronha deve ser analisado com cautela. “Apesar das poucas informações sobre o caso do paranaense, o local do ferimento sugere que o ataque foi provocado por uma aproximação excessiva do banhista”, diz a especialista.

A especialista aponta que ataques de tubarões podem acontecer em toda a costa brasileira. “Os tubarões são animais com comportamento respeitável, eles não atacam os banhistas na beira da praia. O problema é que muitos turistas não sabem o comportamento ideal para lidar com tubarão e acabam se aproximando em demasia”, explica Rosangela.

Colaborou: Larissa Mayra

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]