Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Religião

Comunidade judaica comemora o ano-novo

Sinagoga Francisco Frischmann: dias de oração pela vida e pela paz entre israelenses e palestinos | Daniel Derevecki/Gazeta do Povo
Sinagoga Francisco Frischmann: dias de oração pela vida e pela paz entre israelenses e palestinos (Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo)

Começou ontem, no início da noite, após o pôr-do-sol, a comemoração do ano-novo judaico, que se inicia hoje. Cerca de 1,1 mil famílias no Paraná – 990 delas só em Curitiba – jantaram em suas casas para comemorar um dos principais feriados do calendário judeu, o Rosh Hashaná, que significa "cabeça do ano". Para os judeus, o ano é contado segundo o calendário lunar e o que se inicia é o de número 5769. A cada ciclo de 19 anos, intercalam-se sete anos com um mês a mais, e 2008 tem 13 meses, por isso a data está sendo comemorada próxima ao fim de setembro e não no início, como nos outros anos.

De acordo com Simone Wolukita, professora de Torá da Escola Israelita Brasileira Salomão Guelmann, a data é uma comemoração familiar e inicia-se no fim de tarde com o aparecimento das três primeiras estrelas. "Comemoramos na véspera do início do ano", comenta. "Juntamos a família à noite para comer algunas coisas que são representativas, como as romãs. Para nós, nossas boas ações no próximo ano devem ser tantas quanto o número de sementes delas."

O culto ocorre desde a tarde de ontem até amanhã. "Hoje (ontem) e amanhã (hoje) o culto inicia-se nas sinagogas às 9 horas e vai até as 14 horas, depois tem outro às 18h", explica o presidente da Federação Israelita do Paraná, Isac Baril. "Depois seguem-se dez dias de orações tradicionais em que seremos julgados por Deus. Oramos pela vida de todos e nesses últimos tempos temos nos concentrado em pedir paz entre nós e nossos irmãos palestinos."

O Rosh Hashaná é um dos poucos feriados judeus cujas comemorações duram mais de um dia. Segundo o centro Israelita do Paraná, durante esses dois dias eles rezam na sinagoga para pedir perdão a Deus. No colégio as crianças tiveram aula até as 16h30 de ontem, depois o feriado começou oficialmente. A professora, de 44 anos, explica que o Rosh Hashaná comemora a criação da raça humana e os dias que se seguem são de reflexão para os judeus. "É um tempo de renovação, de pedir perdão para iniciar um ano sem pecados", diz ela.

A Escola Israelita educa crianças de dois a 14 anos. Foi criada em 1935 para atender as famílias judias que vieram morar em Curitiba e educar os alunos segundo à tradição judaica em diferentes disciplinas, como língua hebraica e geopolítica de Israel.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.