Rio A exigência de um número mínimo de dentes para aprovação no concurso da Guarda Municipal do Rio causou estranheza a candidatos. O edital do concurso que deverá ocorrer entre outubro deste ano e maio do ano que vem afirma, no item 3.5 da Avaliação Odontológica, que "é considerado inapto para a função o candidato que tiver menos de 20 dentes 10 na arcada superior e 10 na inferior."
Apesar de não estar claro no edital, a Guarda Municipal informou ontem, por meio de nota, que "quem usa prótese, dentadura ou implante pode, sim, participar do concurso".
Ainda de acordo com a nota da Guarda Municipal, a exigência é uma prática comum nas "forças de segurança, incluindo PM e Forças Armadas". Segundo o órgão, o número de dentes em um candidato "é um dos aspectos para avaliar além da apresentação pessoal a saúde bucal dos candidatos dentro de um quadro amplo que inclui a formação óssea, coluna cervical, níveis de articulação e capacidade física".
Edital
O edital prevê 1.500 contratações. O salário inicial é de R$ 812,33 (com o adicional de risco), além de outros benefícios como vales refeição (R$ 198) e transporte, plano de saúde e seguro de vida.



