Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cidades

Conferência mundial promove balcão de ideias

Evento, que ocorre em Curitiba no mês de maio, vai promover fórum de debates com propostas urbanas nascidas do cidadão

Vista de Curitiba: cidade abriga conferência pela terceira vez | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Vista de Curitiba: cidade abriga conferência pela terceira vez (Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)

Curitiba será a sede da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras 2014, que acontece nos dias 7, 8 e 9 de maio, na Universidade Positivo. O evento está em sua terceira edição e vai reunir gestores e especialistas do mundo inteiro, desta vez com o tema "Soluções Inovadoras para Cidades do Século XXI". Inovação, criatividade e empreendedorismo nas cidades estão na pauta das palestras, que têm entre seus expoentes a cientista política dinamarquesa Mille Bojer.

A novidade de 2014 é o Festival de Ideias, iniciativa que tem como objetivo estimular os cidadãos a apresentarem projetos que possam se tornar soluções para a melhora da qualidade de vida da população. As propostas podem ser formuladas individualmente ou em grupo de até quatro pessoas e precisam ser relacionadas aos temas que serão trabalhados durante a conferência, como "Mobilidade Urbana", "Viver a Cidade", "Infraestrutura", "Tecnologias Sociais", "Empreendedorismo" e "Eficiência". As sugestões devem ser inscritas até o dia 31 de março pelo site www.cici2014.com, na aba "Inscreva sua ideia". Na página também é possível conferir o regulamento do encontro.

Seleção

Segundo Sandro Vieira, presidente do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), empresa responsável pela organização do evento, serão selecionadas 21 ideias que serão avaliadas por sua originalidade, inovação, potencial de implantação, benefícios à cidade e aos cidadãos. "A expectativa é que as pessoas deem sugestões inovadoras, capazes de ajudar na melhora da qualidade de vida nas cidades. É importante destacar que o evento vai reunir gente do mundo inteiro e gestores públicos municipais, que, em algum momento, podem colocar em prática essas propostas", enfatizaVieira.

De acordo com o presidente, os finalistas terão a oportunidade de apresentar seus conceitos ao público presente. "A finalidade do festival é elaborar as propostas feitas pelo público. Primeiro, a ideia é enviada ao cidadão, depois passa por um processo de avaliação e lapidação e, por último é apresentada na conferência. É uma troca de experiências contínua", explica. Os idealizadores que tiverem suas sugestões escolhidas gravarão um vídeo, que será divulgado durante o evento. No último dia de conferência, 9 de maio, os 21 selecionados farão uma explanação ao público.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.