• Carregando...

Quem busca uma vaga em cursos técnicos ou de graduação deve ficar atento ao calendário dos principais vestibulares do Paraná e dos programas de seleção coordenados pelo governo federal. Há várias datas importantes neste segundo semestre e o estudante que marcar bobeira pode perder boas oportunidades. Confira:

Fies

10 de agosto

Esta era a data para a divulgação do resultado da pré-seleção do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), programa do governo federal que financia cursos superiores pagos. Mas a divulgação seguia suspensa pela Justiça até o fechamento desta edição. Quando o resultado for liberado, os estudantes classificados com base no número de vagas do curso serão pré-selecionados em chamada única. Os demais, não pré-selecionados, serão automaticamente incluídos em uma lista de espera.
Mais informações:
http://sis fiesportal.mec.gov.br/

13 a 22 de agosto

Data originalmente prevista para a conclusão da inscrição no Fies pelos estudantes pré-selecionados na chamada única. A contratação do financiamento fica condicionada à conclusão da inscrição no Sistema Informatizado do Fies (SisFies) e à comprovação de que o estudante atende às exigências do programa.

UFPR

14 de agosto a 11 de setembro

Inscrições para o vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Mais informações:
www.nc.ufpr.br

20 a 23 de agosto

13.ª edição da feira UFPR: Cursos e Profissões. O objetivo do evento, gratuito, é ajudar os vestibulandos na escolha profissional. Além de apresentações dos cursos de graduação em estandes, haverá palestras com profissionais de diferentes áreas e visitas monitoradas à universidade.
Mais informações:
http://www.feiradecursos.ufpr.br/

8 de novembro

Primeira fase do vestibular da UFPR: prova de Conhecimentos Gerais com 80 questões objetivas.

6 de dezembro

Segunda fase do vestibular da UFPR: prova de Compreensão e Produção de Textos .

Sisutec

15 de setembro

Último dia das inscrições on-line para as vagas que sobraram do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Pelo Sisutec, instituições públicas e privadas oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para candidatos participantes do Enem. As vagas são para cursos técnicos subsequentes, direcionados a estudantes que já concluíram o ensino médio. O processo seletivo do Sisutec é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo.
Mais informações:
http://si sutec.mec.gov.br/

Enem

24 e 25 de outubro

Provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Enem é a avaliação de desempenho escolar aplicada ao fim do ensino médio. O exame é usado como mecanismo de seleção para o ingresso em várias universidades e como forma de acesso a programas federais, como o ProUni (bolsas em instituições privadas de ensino superior) e o Fies (financiamento de cursos de graduação em instituições particulares).
Mais informações:
http://enem.inep.gov.br/

UEPG

6 e 7 de setembro

Provas do vestibular de inverno da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Mais informações:
http://portal.uepg.br/

UEM

20 a 22 de setembro

Provas do vestibular de inverno da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Mais informações:
http://www.cvu.uem.br/

Unicentro

8 de setembro a 7 de outubro

Inscrições para o vestibular unificado da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), que surgiu a partir da fusão de faculdades públicas do Paraná.

15 e 16 de novembro

Provas do vestibular da Unicentro

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]