Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Confusão marca entrega do primeiro trecho da Linha Verde

Lançamento dos cinco primeiros quilômetros da obra teve briga entre grupo de manifestantes da oposição e simpatizantes do prefeito

Confusão começou quando um homem tentou furar o bloqueio dos manifestantes | MARCELO ELIAS / GAZETA DO POVO
Confusão começou quando um homem tentou furar o bloqueio dos manifestantes (Foto: MARCELO ELIAS / GAZETA DO POVO)

A cerimônia de entrega do primeiro trecho da Linha Verde, entre os bairros Pinheirinho e Hauer, na manhã desta sexta-feira (19) foi marcada por uma confusão entre manifestantes e simpatizantes do prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB). Logo após a inauguração oficial do trecho, por volta das 11h30, um grupo de cerca de 30 pessoas formado por membros do PSTU, PSOL e PCB ocupava a canaleta exclusiva para ônibus, por onde passaria um carro com o prefeito. Para liberar o acesso do veículo, um homem, não identificado, tentou passar pelo grupo, iniciando uma discussão, que terminou em briga generalizada quando outros simpatizantes do prefeito partiram para cima dos manifestantes.

O grupo que realizava o protesto estava no local desde as 10 horas. A cerimônia transcorreu normalmente até a entrega do primeiro trecho da Linha Verde, que acomodava uma exposição de carros antigos na canaleta de ônibus. Por volta das 11h30, Richa entrou no primeiro automóvel exposto da fila que conduziria uma carreata até a estação-tubo São Pedro, no Pinheirinho. Com a briga, que durou aproximadamente dez minutos, a carreata acabou atrasando, e o prefeito foi embora.

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Guarda Municipal, que acompanhavam a inauguração da via, intervieram e contiveram o ânimo dos envolvidos, escoltando o grupo para as margens da rodovia. Apesar do apitaço e dos gritos dos manifestantes, a carreata aconteceu como estava prevista.

O principal motivo do protesto, segundo os manifestantes, foram as isenções de impostos que a prefeitura teria dado às grandes empresas localizadas às margens da Linha Verde. Segundo o grupo, a verba poderia ter sido aplicada em habitação.

Segundo a prefeitura de Curitiba, não há isenção de impostos às empresas que ficam na Linha Verde. A prefeitura ainda informou que Beto Richa teve que ir embora do evento por causa de outros compromissos que teria na agenda.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.