• Carregando...

MP-PR entra com recurso contra liminar que concedeu afastamento de Delazari do órgão

Leia matéria completa

Conselho Nacional do MP determina afastamento imediato de Delazari da secretaria de Segurança

Leia matéria completa

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) determinou nesta quarta-feira (11) o afastamento imediato de Luiz Fernando Delazari do cargo de secretário de Segurança Pública do Paraná (Sesp). A decisão liminar, segundo o site do Conselho foi dada pelo conselheiro Hugo Cavalcanti.

A decisão é baseada na resolução nº 5/2006 que estebelece que membros do Ministério Público estão proibidos pela constituição de exercer qualquer função pública, exceto uma de magistério. A resolução previa o afastamento até 31 de dezembro do ano passado. Dois oito promotores que ocupavam cargos governamentais em todo o Brasil, apenas Delazari se mantém no cargo.

Para permanecer na secretaria, Delazari pediu no mês de janeiro deste ano uma licença para fins particulares - pedido este negado pelo procurador-geral de Justiça, Mílton Riquelme de Macedo. Com a recusa, Delazari recorreu ao Tribunal de Justiça, onde conseguiu liminarmente o seu afastamento do MP. Entretanto, o órgão já recorreu desta decisão e o mérito deve ser julgado no próximo dia 20.

Para o conselheiro do CNMP, entretanto, a decisão do Tribunal de Justiça do Paraná não autoriza o promotor a continuar exercendo o cargo de secretário de segurança, mas apenas a manter-se afastado do MP. Por essa razão, Hugo Cavalcanti determinou o imediato afastamento do promotor das funções de secretário de segurança, permanecendo afastado até o julgamento do mérito da reclamação no CNMP.

Delazari é promotor de Justiça do Ministério Público paranaense e exerce o cargo de secretário de segurança do estado desde maio de 2003.

De acordo com a assessoria de comunicação da Sesp, Delazari só vai se pronunciar quando receber oficialmente a notificação do MP que pede o seu afastamento imediato da secretaria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]