Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Segurança

Consulta de transporte escolar pode ser feita pela internet

A população poderá verificar se os veículos prestadores desse serviço estão regularizados e em boas condições através do site do Detran

Nesta quinta-feira (19), a situação dos veículos que prestam serviço de transporte escolar pode ser verificado pela internet. A consulta de vans e micro-ônibus pode ser feita no site do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) pelos pais de alunos da rede pública e privada do estado. Entre as informações disponibilizadas, estão dados sobre a autorização do veículo, se passou por vistoria obrigatória dos itens de segurança e sinalização.

Através da ferramenta online é possível verificar a placa do veículo, saber se o serviço contratado está regularizado e se está equipado adequadamente. Segundo o diretor geral do Detran, Marcos Traad, a iniciativa de criar uma consulta pública foi pensada por causa de índices estaduais que mostram 82% dos veículos que transportam alunos estão irregulares. "É um número muito alto. Por isso, a consulta pública pode ajudar os pais na decisão de contratar uma empresa ou profissional de transporte escolar", diz Traad.

De acordo com o Detran, dos 4,5 mil veículos registrados na categoria de aluguel escolar, apenas 800 fizeram a vistoria semestral determinada em lei. A expectativa é que, com a consulta, os pais fiquem mais atentos na hora de contratar o serviço de transporte para os filhos, principalmente no período de volta as aulas. O diretor geral também afirma que as fiscalizações da Polícia Militar e dos agentes municipais vão aumentar no estado. O Código de Trânsito Brasileiro determina que sejam feitas vistorias nos veículos e registrados pelas prefeituras e pelo Detran. Além disso, o condutor do transporte escolar deve ter carteira de habilitação "D", que habilita o transporte de passageiros.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.