Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conflitos

Consumidor pode buscar solucionar problemas direto com fornecedor

Por meio de plataforma do Ministério da Justiça consumidor registra reclamações contra empresas, que devem responder em até 10 dias. Índice de solução é de 77%

 | /
(Foto: /)

A possibilidade de solucionar conflitos de consumo diretamente com o fornecedor sem a necessidade de recorrer a intermediários, como Procons ou Juizado Especial, motivou o registro de mais de 20 mil reclamações finalizadas de consumidores na plataforma consumidor.gov.br em apenas um ano, desde que a ferramenta foi lançada.

Para registrar uma reclamação, o consumidor deve acessar o site do serviço e checar se a empresa contra quem quer reclamar participa – hoje, há mais de 240 empresas cadastradas de segmentos variados, como telefonia, bancos, administradoras de cartão de crédito, companhias aéreas e de energia elétrica, fabricantes, planos de saúde, varejo e outros.

Se a empresa estiver cadastrada, basta registrar a reclamação. O fornecedor é avisado sobre a queixa e dispõe de um prazo de 10 dias para apresentar uma solução. Depois disso, o consumidor pode avaliar a conduta da empresa e informar se seu problema foi solucionado (mediante atribuição de notas de 1 a 5). O índice médio de solução é de 77%.

Na avaliação da diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, a ferramenta constitui ainda uma boa fonte de pesquisa sobre empresas e serviços, uma vez que o consumidor pode acompanhar os casos relatados por outros consumidores e verificar o índice de solução das empresas participantes. “É uma ferramenta importante que auxilia o consumidor a escolher a empresa com quem deseja contratar, pois permite avaliar o comportamento do fornecedor em relação a outros clientes.”

Campeões de reclamações

Balanço de maio desse ano mostram que as empresas que mais tiram o consumidor do sério e geram maior número de queixas são as operadoras de telecomunicações (telefonia, internet, TV por assinatura), que respondem por 56,9% das reclamações registradas. Logo atrás vêm bancos, financeiras e administradoras de cartão, com 17%. Em terceiro lugar estão empresas ligadas ao comércio eletrônico, com 13% das queixas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.