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No dia 23 de abril, por volta de meio-dia, um caminhão enroscou na fiação de um poste instalado na Rua Coronel Ottoni Maciel, no bairro Vila Izabel. O impacto provocou a inclinação do poste e o rompimento dos cabos, resultando na interrupção dos serviços de telefonia, internet e televisão a cabo. Três condomínios de prédios ficaram com os serviços comprometidos.

Entrei em contato com a Copel, que informou que não realizaria a troca por não se tratar de um poste de eletricidade. Abri sete chamadas na GVT. A operadora alegou que a responsabilidade pela substituição do poste era do prédio e se negou a fazer qualquer reparo na rede de cabeamento até que o poste fosse trocado.

Também procurei a prefeitura de Curitiba pelo 156. Disseram que um fiscal iria até o local, mas ninguém apareceu. Ficamos um total de nove dias sem telefone, internet e TV a cabo.

Pablo Albernaz, de Curitiba.

Réplica

O poste pertence à operadora de telefonia Oi. Questionada pela Gazeta do Povo sobre a demora na solução da ocorrência, a empresa apenas informou que o poste foi regularizado no dia 1º de maio e os serviços restabelecidos na mesma data.

A GVT alegou que a readequação da fiação sob sua responsabilidade foi realizada e que a qualidade e segurança de sua rede é monitorada permanentemente. A empresa informou que mantém o telefone 10235 como canal de comunicação para que a população acione a empresa caso detecte qualquer anormalidade.

A prefeitura de Curitiba informou ter notificado a concessionária de telefonia responsável para que o poste fosse retirado ainda na mesma semana.

Já a Copel esclareceu que o poste danificado era de telefonia, e não da rede elétrica e, por isso, não tem responsabilidade pela substituição. A companhia disse também que orientou a Oi a realizar a troca do poste.

A Copel ainda esclareceu que a companhia é responsável apenas pela manutenção dos postes que integram a rede elétrica de Curitiba, pois pertencem à Copel. Os postes de iluminação pública são de propriedade da prefeitura, que responde também pela manutenção. Há, ainda, postes que possuem apenas rede de telefonia e dados. Nesses casos, a responsabilidade pela manutenção é da operadora proprietária.

A companhia informou que alguns postes da rede elétrica são compartilhados com operadoras de telecomunicações, que utilizam a rede da Copel para passar os cabos de telefonia e dados. Conforme previsto no convênio, quando há obras na rede elétrica que podem afetar a estrutura de telefonia e dados, as empresas são notificadas para comparecer ao local no dia da obra para regularizarem os próprios cabos.

Tréplica

A operadora Oi, que é proprietária do poste, realizou a troca da estrutura somente no dia 1.º de maio. Foi bem complicado porque além dos nove dias sem serviço, ainda havia o risco de o poste cair e ferir alguém.

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