• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Os cartões de crédito caíram na graça do consumidor e têm substituído o pagamento em dinheiro e em cheques. Quantas vezes você já não ouviu alguém dizer que não carrega mais dinheiro consigo, seja por segurança, seja porque “dá para passar o cartão”? Além do aspecto da segurança, os cartões de crédito oferecem outras vantagens para seus usuários, como os pontos. Acumulados conforme o gasto mensal, eles podem ser convertidos em milhas para a troca por passagens aéreas ou por outros produtos, como eletrodomésticos, cupons de desconto e cursos.

Calculadora de milhas

A Proteste criou um programa para você verificar quanto precisaria gastar para acumular um número determinado de pontos ou em quantos meses você conseguiria acumular uma certa quantidade de pontos com um gasto mensal pré-definido. Para utilizar a ferramenta, basta clicar aqui:

www.proteste.org.br/dinheiro/nc/noticia/saiba-como-viajar-com-milhas-aereas

Quem tem interesse em pontuar pelo cartão de crédito deve ficar atento a algumas questões: qual cartão pontua mais?; quanto devo gastar para acumular uma boa quantia de pontos?; quais os prazos de validade? Para responder às dúvidas mais comuns, a Proteste Associação de Consumidores avaliou quais os melhores cartões para acumular pontos através de uma simulação de gasto mensal de R$ 1.500 no cartão durante dois anos.

O levantamento foi realizado entre outubro e novembro de 2014 com 76 cartões de nove instituições financeiras e programas de milhagens de quatro companhias aéreas nacionais. Confira os resultados e veja qual é a melhor opção para você:

Para entender

Muitos consumidores têm dúvidas em relação ao acúmulo de pontos e como convertê-los em milhas ou trocá-los por produtos.

Como funciona

O valor total das compras mensais no cartão de crédito é convertido em dólar e cada dólar vale uma quantidade X de pontos definida pela operadora. Como o dólar está subindo, é mais custoso acumular pontos.

É vantajoso?

Na avaliação da Proteste, se você consegue pagar a fatura do cartão em dia, sem recorrer à parcela mínima e aos juros decorrentes, vale a pena fazer todas as compras no cartão de crédito para somar mais pontos.

Lembre-se de verificar se o cartão contratado possui essa função habilitada e de conhecer as regras praticadas pela administradora, como taxa de conversão e prazos de validade.

Para viajar

Apesar de ser possível trocar os pontos acumulados por outros produtos, como eletrodomésticos, descontos, aparelhos eletrônicos ou cursos, as passagens aéreas são os itens de troca mais visados. A estratégia é, de fato, uma boa maneira de economizar justamente na parte mais cara da viagem. Para não ter prejuízo, é bom ficar atento às promoções de companhias aéreas e aos melhores cartões para somar pontos.

Se optar por um cartão de crédito já focando nas milhas, verifique quais são as companhias aéreas parceiras do cartão, qual é a taxa de conversão de pontos, o valor da anuidade do cartão, as regras para transferências de pontos e a validade dos mesmos.

Outra dica da Proteste é transferir os pontos do cartão que estão com prazo de validade prestes a vencer para o programa de alguma companhia aérea, assim os pontos ganham novo prazo para utilização.

Produtos

No caso de produtos, calcule se vale a pena compra-lo da forma tradicional ou por meio da troca de pontos. É simples: some a anuidade do cartão, o gasto mensal para acumular os pontos e a taxa de administração. Se o resultado final for menor do que o preço do produto, vale mais a pena parcelar no crédito ou pagar à vista e reservar os pontos acumulados para produtos de maior valor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]