Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Gripe A

Controle nas fronteiras

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que reforçará o controle nas fronteiras brasileiras em razão do aumento dos casos da gripe suína. Toda pessoa que estiver em um país do Mercosul e ingressar no Brasil, independentemente da nacionalidade, terá que preencher um formulário que servirá para monitoramento.

A medida, obrigatória, vale para passageiros que entram no Brasil por via terrestre ou aérea. Cerca de 500 mil formulários, chamados Declaração de Saúde do Viajante (DSV), foram impressos e serão distribuídos em portos, aeroportos e aduanas de todo país. No documento, escrito em português, inglês e espanhol, constam perguntas referentes ao local de entrada, nome, lugares onde o passageiro esteve, sinais ou sintomas registrados nos últimos dias e endereço para contato nos 14 dias seguintes do ingresso no Brasil.

Nas aduanas da fronteira de Foz do Iguaçu com o Paraguai e a Argentina, os formulários serão entregues apenas para passageiros que entrarem no Brasil em ônibus de linha internacional. Quem circula de carro, ou em coletivos transfronteiriços, inicialmente será dispensado da obrigação. Representantes da Anvisa reuniram-se ontem com os responsáveis pelas empresas de ônibus para repassar as informações. A resolução entrará em vigor na fronteira no máximo até o dia 1º de julho. Nesse período, as empresas precisam se adequar à nova norma.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.