• Carregando...

O vereador de Guaratuba Cezar Marinheiro (PSDB) acusou ontem a Companhia Paranaense de Energia (Copel) de ter causado a enxurrada que atingiu as comunidades de Limeira e Cubatão na madrugada de sexta-feira, ao abrir as comportas dos reservatórios de Guaricana e Vossoroca. Os reservatórios pertencem às usinas de Guaricana e Chaminé, que ficam acima do nível das duas comunidades, em São José dos Pinhais.

Marinheiro baseou a denúncia em conversas com agentes da Defesa Civil e moradores das duas localidades, que tiveram 15 casas detruídas, 50 danificadas e 140 pessoas desalojadas. Ele pretende enviar um ofício à Copel, já que a população não teria sido avisada.

A prefeita Evani Justus enviou ontem um pedido de esclarecimentos à Copel. "Não tenho qualquer informação técnica que confirme os boatos. Em 1995 tivemos um incidente mais grave que esse e não houve participação das represas. Ainda assim peço que a Copel esclareça o assunto".

Segundo a assessoria da Copel, não há possibilidade de a abertura das comportas ter causado ou agravado a enxurrada, já que a vazão é pequena. A Copel ressaltou que as usinas são antigas – Chaminé, que fica no Rio São João, é de 1930, e Guaricana, que se utiliza do Rio Arraial, de 1957 – e que nunca causaram alagamentos. As represas, segundo a assessoria, ajudam a amortecer o volume excedente dos rios em época de chuvas e contribuem com o abastecimento em tempos de seca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]