• Carregando...

A Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica) pagou nesta quarta-feira (20) indenizações para 11 famílias das cidades de Nova Prata do Iguaçu e Realeza que tiveram prejuízos com as chuvas que atingiram a região no início de junho. Devido ao volume de água na época, a Copel precisou abrir as compartas da Usina Hidrelétrica Governador José Richa (Salto Caxias) e a força da água arrastou dezenas de casas, além de animais e equipamentos agrícolas. A companhia diz que 60 propriedades foram prejudicadas pela operação, mas os produtores afirmam que pelo menos 315 famílias foram atingidas.

As primeiras indenizações foram pagas com cheque na prefeitura de Nova Prata do Iguaçu. As famílias selecionadas para receberem os valores nesta etapa inicial de pagamento são as primeiras que tiveram os laudos de avaliação concluídos. A Copel pretende indenizar as 60 famílias num prazo de no máximo 25 dias. Por questões de segurança, os valores das indenizações não são divulgados.

O produtor rural Sérgio Dalberto Schmartz disse que os valores recebidos por ele são referentes ao prejuízo que teve com a destruição de sua casa durante as chuvas. "Eu tive perda de lavouras de milho também e eles ficaram de acertar", relata.

Leonardo Bavaresco, produtor de Capanema, registrou em fotografias os estragos causados após a abertura das comportas, mas mesmo assim não está no rol dos selecionados para ser indenizado. Ele diz estar em dificuldades financeiras. "São cheques voltando, vendi as vacas e não consegui receber", relata. Ele defende uma ocupação da usina para forçar a Copel a reconhecer que foi a causadora dos problemas por causa da operação na usina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]