
A maior coxinha produzida no país é do município de Rolândia, localizado ao norte do Paraná, segundo o RankBrasil 2012. O salgado pesa 3,5 kg e foi feito com massa de mandioca e recheio de frango, bacon, calabresa e tempero baiano. Já uma coxinha de tamanho normal tem cerca de 220 gramas.
O salgado é preparado por Maria Aparecida da Silva, mais conhecida como Cida, que há 30 anos faz coxinhas para vender. O sucesso da maior coxinha do Brasil, segundo Cida, está na escolha dos recheios e na produção da massa. "Eu só utilizo mandioca com mais de um ano, porque é mais consistente, não uso a farinha de trigo", explicou a cozinheira.
Cida explicou que a maior dificuldade do preparo é no momento de fritar o salgado, que é vendido por R$ 15 o quilo. "O preparo é igual a uma coxinha pequena, só que ela é maior para fritar. Eu coloco a gordura num tacho comum e vou jogando com uma concha o óleo até ela ficar dourada", explicou.
Quanto ao recheio, o cliente tem a liberdade de escolher. "Pode ser atum, carne seca, frango. Só mussarela que não aconselho usar, porque ela não fica bem derretida", comentou. Segundo Cida, o salgado pode alimentar em média 15 pessoas, dependendo do tamanho da fome.
A coxinha gigante, encomendada geralmente para festas, foi inventada por Cida depois de ela assistir a um programa de televisão sobre a produção de um pastel de grandes dimensões. A comerciante desde então realiza testes e estuda novas técnicas para aperfeiçoar a coxinha e conseguir produzir um salgado cada vez maior. "A intenção é chegar a uma coxinha de 10 kg", afirmou.



