Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coronel Vivida

Cratera formada por asteroide atrai a atenção de pesquisadores

Em Vista Alegre, distrito de Coronel Vivida, espaço de quase dez quilômetros tem pedras de basalto que são utilizadas em estudos

O município de Coronel Vivida, no Sudoeste do Paraná, tem atraído a atenção de pesquisadores do mundo inteiro. O motivo é uma cratera de quase dez quilômetros formada na cidade depois que um asteroide atingiu o local há milhões de anos.

Cerca de 150 famílias vivem em Vista Alegre, distrito de Coronel Vivida. O lugar tranquilo apresenta um solo característico de uma região que sofreu a interferência de um corpo celeste. Em entrevista ao telejornal ParanáTV 1ª edição, da RPC TV, o professor Álvaro Crosta explica que o asteroide tinha aproximadamente 500 metros de diâmetro e atingiu a superfície da Terra a uma velocidade de 20 quilômetros por segundo.

Na cratera, são encontradas pedras de basalto que podem ser utilizadas para pesquisas, assim como matérias recolhidos na Lua ou em Marte.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.