• Carregando...

Duas festas movidas à solidariedade comemoraram antecipadamente o Dia das Crianças na segunda-feira (6) pela manhã, em Londrina, Norte do Paraná. Primeiro foi a vez de cerca de 40 crianças da Ala de Quimioterapia do Hospital Universitário (HU), que ganharam uma manhã com brincadeira, teatro, música, lanche e muitos brinquedos. Por volta das 11h30, na Avenida Maringá, começou um almoço na Pizzaria Martignoni, que deu início à Semana Solidária da Criança, uma iniciativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) que tem a participação de 24 estabelecimentos.

Até o final da semana, 3.135 estudantes da rede municipal com até 11 anos, incluindo os das escolas rurais, vão almoçar em um dos estabelecimentos parceiros. Na Martignoni, almoçaram 374 crianças da Escola Municipal Maria Cândida Peixoto Saltes, localizada no Jardim Santa Fé (zona leste). Simultaneamente, outro grupo de estudantes almoçou no Recanto Dá Licença (zona sul).

Riche Amaral, proprietária da pizzaria, explicou que esta é a sexta edição do evento na pizzaria, e a segunda em parceria com a Abrasel e com a Secretaria Municipal de Educação, que viabiliza o transporte das crianças até os restaurantes. "É uma iniciativa que começou com a gente e fico muito feliz de ver outras pessoas abraçando esta idéia. A expectativa das crianças é muito grande, porque elas não estão habituadas a ir a restaurantes", disse.

O cardápio das pizzas foi pensado de modo a agradar o paladar com ingredientes aos quais os estudantes já estão habituados: milho, presunto, frango, calabresa e mussarela. De sobremesa, pizza de banana e chocolate, além de picolés.

Fernanda Bueno, professora da 4ª série, contou que a turma teve aulas de cidadania e etiqueta. "As crianças e os pais se sentiram valorizados com esse convite. Como nem todos estão habituados, fizemos uma atividade de comer o lanche com garfo e faca", disse.

Marcelo Vieira dos Santos, de 9 anos, contou que já tinha passado em frente a Martignoni com seu tio, e ficou curioso. "Gosto de pizza e fiquei feliz de poder conhecer aqui", disse o menino.

No Hospital Universitário, a festa foi na Ala de Quimioterapia

No Hospital Universitário (HU), a festa foi para as crianças que fazem tratamento de câncer e semanalmente vão ao hospital para consultas ou para sessões de quimioterapia. A primeira diferença em relação aos dias normais é que, em vez de ficar dentro do hospital, a atividade foi do lado de fora. "Eu estava lá dentro e vi um príncipe e uma princesa do lado de fora", contou Giovana, de 11 anos, que ganhou uma boneca Barbie e um urso koala de pelúcia.

Ewdres Juan, de 2 anos, ganhou uma luva que simula as garras do mutante Wolverine. Sua mãe, Ivone Egídio de Oliveira, estava tão feliz quanto as crianças. "Hoje é um dia muito importante para eles e para a gente. No hospital é só injeção, agulha, e hoje é um dia feliz que ninguém lembra da doença", afirmou Ivone.

Clarice da Luz Kerkamp, assistente social da Ala de Quimioterapia, informou que festas como essa são realizadas também na Páscoa e no final do ano. "É um dia que elas saem da rotina, e isso ajuda na auto-estima e na qualidade de vida deles", disse. As festas são promovidas pelo HU em parceria com a organização não-governamental Viver.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]