Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Risco à saúde

Crianças de 1 a 4 anos são maiores vítimas de intoxicação por remédio

Visual colorido de caixas, frascos e comprimidos atrai atenção das crianças | Shutterstock
Visual colorido de caixas, frascos e comprimidos atrai atenção das crianças (Foto: Shutterstock)

A curiosidade infantil e o apelo visual dos medicamentos coloridos em cápsulas, comprimidos ou líquidos acondicionados em frascos são um perigo à saúde das crianças, principalmente, na faixa etária de 1 a 4 anos. O alerta é do médico e toxicologista Anthony Wong, diretor do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Ele observou que cada vez mais os adultos recorrem a medicamentos para transtornos psíquicos como os antidepressivos, os calmantes, os estimulantes, os ansiolíticos e as drogas para dormir. Segundo o médico, não são raros os casos de crianças que, atraídas pela cor ou pelo cheiro, pegam esses remédios em gavetas e armários.

Segundo o médico, nem sempre ingerir inadequadamente esses medicamentos leva a uma intoxicação. Ele alerta que beber água ou leite após o uso indevido de algum medicamento pode até comprometer mais a saúde.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.