• Carregando...
 | Aimoré Índio do Brasil Arantes
| Foto: Aimoré Índio do Brasil Arantes

O jornalista Diego Antonelli (foto), responsável pelas matérias da página de História da Gazeta do Povo, recebeu nesta quarta-feira a "Comenda Tropeiro Brasil", entregue pelo Núcleo de Amigos da Terra e Água – Brasil (Nata) e pela Universidade de Girona, da Espanha, pelo resgate do tropeirismo na divulgação da História do Paraná. A entrega foi feita durante a Reunião Pública sobre Tropeirismo realizada na Câmara Municipal de Balsa Nova. No encontro, foi elaborada uma Carta Tropeira, que solicita a desapropriação das ruínas da "Fazenda Os Carlos", local aonde chegou em 1730 a Estrada dos Conventos (primeiro caminho das tropas). O objetivo é construir ali um grande centro de estudos históricos e arqueológicos.

O Nata e a Universidade de Girona lutam pela transformação do tropeirismo em Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Voz famosa

Julio Cezar Barreiros, dublador do personagem de desenho animado Homer Simpson, morreu na madrugada de ontem, aos 62 anos, no Rio. A causa da morte não foi informada. Além de ter feito Os Simpsons, ele foi a voz de Robocop no filme homônimo e de Harrison Ford em Indiana Jones.

Pressa sem sentido

A coluna falou ontem sobre um passageiro que iniciou uma constrangedora série de xingamentos contra o motorista de um ônibus da linha Água Verde-Abranches. E perguntou se os leitores já testemunharam outros casos de agressão a condutores ou cobradores. O Antônio Carlos Pacheco diz não ter queixas contra esses profissionais, mas uma sugestão: "O ônibus para no ponto, descem e sobem novos passageiros, e o veículo arranca... para parar poucos metros adiante por estar o sinal do semáforo fechado. Muitas vezes chegam passageiros que perdem o embarque. Por que não esperam no ponto, com as portas abertas, e arrancam quando veem o sinal aberto?", questiona.

Sem encosto

Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

Dois bancos de uma pracinha no Jardim Nilo Kusma Palhano, no bairro Pinheirinho, apareceram quebrados há mais ou menos um mês (foto). Moradores da região que estavam na praça na manhã da última terça-feira abordaram uma equipe de reportagem da Gazeta do Povo para mostrar a situação. Segundo os moradores, a quebradeira tem cara de arruaça de jovens durante a madrugada. Eles só queriam saber se a prefeitura poderia arrumar os bancos, porque não dá nem para sentar direito. Com a palavra, a prefeitura.

Incentivo fiscal

Uma audiência pública sobre incentivos fiscais e tributários para estimular o uso de bicicletas será realizada hoje, às 9h30, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Londrina. O encontro debaterá a redução do ICMS e do IPI para a comercialização do veículo. Somente na cidade, estima-se que haja 89 comércios de bicicletas. Secretários estaduais e representantes do Projeto Ciclo Paraná e da Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu (Cicloiguaçu) devem participar. A iniciativa é do deputado e ex-secretário estadual do Meio Ambiente Luiz Eduardo Cheida (PMDB).

Pedido negado

A Rússia vetou um pedido dos produtores de House of Cards para filmar cenas da série na sede do Conselho de Segurança da ONU, em Nova York. Segundo a revista Time, diplomatas que não quiseram se identificar disseram que os 15 países membros foram consultados para a autorização das filmagens, que aconteceriam quando o Conselho não estivesse em sessão. A Rússia foi o único país a vetar. A série do Netflix conta a história de um político ambicioso e sem escrúpulos quando se trata de atingir o poder.

Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]