Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Cumprimento da lei antifumo é fiscalizado em terminais de ônibus

Trabalho começou às 6h30 pelos bairros Santa Felicidade, Campo Comprido e Campina do Siqueira. Equipes devem passar pelos 21 terminais da cidade ao longo dos próximos dias

Fiscalização desta segunda-feira passa pelos terminais Santa Felicidade, Campo Comprido e Campina do Siqueira | Joel Rocha/SMCS
Fiscalização desta segunda-feira passa pelos terminais Santa Felicidade, Campo Comprido e Campina do Siqueira (Foto: Joel Rocha/SMCS)

Fiscais da Vigilância Sanitária de Curitiba começaram nesta segunda-feira (23) a percorrer terminais de ônibus da cidade para verificar o cumprimento da lei municipal antifumo, que entrou em vigor na última quinta-feira (19). O trabalho começou às 6h30 pelos terminais de Santa Felicidade, Campo Comprido e Campina do Siqueira.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, um balanço sobre a vistoria desta segunda deve ser divulgado nesta tarde. A lei antifumo curitibana não prevê penalidades para as pessoas flagradas fumando em locais fechados ou cobertos de uso coletivo, mas para os proprietários dos estabelecimentos. No caso dos terminais de ônibus, a multa recai sobre a Urbanização de Curitiba S.A.(Urbs), empresa de economia mista que administra o transporte público da cidade.

Na última sexta-feira (20), a reportagem da Gazeta do Povo esteve no Terminal do Boqueirão e, em menos de 20 minutos, encontrou cinco pessoas com cigarros acesos. Na ocasião, o fiscal da Urbs Ronam Mendes disse que muitos usuários ainda não sabiam da proibição. "Hoje (sexta-feira) abordei umas 15 pessoas e nenhuma se negou a apagar o cigarro", disse.

Nesta manhã, fiscais da Urbs acompanharam o trabalho dos técnicos da Vigilância Sanitária para garantir o cumprimento da lei. Segundo a prefeitura, quem for encontrado desrespeitando a norma e insistir na prática, será convidado a se retirar do local.

"Algumas pessoas acham que, por estarem fora da área coberta, podem fumar. Só que não é assim: o terminal é uma área onde uma quantidade enorme de pessoas circula ao mesmo tempo e, por isso, toda ela precisa ficar resguardada", disse o diretor do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Sezifredo Paz, à agência de notícias da prefeitura. Somente no terminal de Santa Felicidade, passam por dia útil 145.330 passageiros.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o trabalho de fiscalização nos terminais de ônibus continuará nos próximos dias. Até a última sexta-feira (21), três empresas – dois bares e uma casa noturna – haviam sido autuados por descumprir a nova lei. Os números referentes às fiscalizações do fim de semana e desta segunda-feira devem ser divulgados nesta tarde, segundo a secretaria.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.