• Carregando...
 | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

Curitiba, a nubladaQuem mora em Curitiba, sabe. Há temporadas em que o céu permanece cinza por dias seguidos. Característica intrínseca da paisagem do município e do entorno, os dias nublados e chuvosos da capital mais gelada do país – que no ano passado teve apenas 116 dias de Sol – são determinados por uma série de itens já listados por profissionais da meteorologia.

Confira fotos de Curitiba e sua manta de nuvens

O primeiro deles é a localização geográfica da cidade. A uma altitude de 945 metros acima do nível do mar, Curitiba está muito próxima ao Litoral, de onde os ventos sopram e trazem umidade. "A proximidade do mar e a predominância do vento do Quadrante Leste, em grande parte do ano, traz umidade do oceano, fazendo com que aumente a nebulosidade, favorecendo também a formação de nevoeiros", explica a chefe da Seção de Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Porto Alegre Helenir Trindade de Oliveira. A meteorologista explica ainda que a frequência de nevoeiros é maior no inverno, com uma média de dez dias por mês em junho e julho.

Para reforçar a concentração das nuvens carregadas, a capital paranaense fica em uma região de "baixada", entre a Serra do Mar e a Serra de São Luiz do Purunã, que atinge 1,2 mil metros de altitude em seus maiores pontos. "Curitiba está dentro de um vale. Se não tivesse esta serra [São Luiz do Purunã], a umidade avançaria um pouco mais e poderia chegar até Guarapuava, ou até Foz [do Iguaçu] em algumas ocasiões, ou seja, avançar mais do que normalmente avança", detalha Reinaldo Kneib, meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar.

A altitude de Curitiba também explica por que a cidade é ainda mais fria que Porto Alegre, a capital mais ao Sul do país. Embora, em teoria, quanto mais perto dos polos o frio aumente, a capital gaúcha está praticamente ao mesmo nível do mar, o que também influencia no clima local. Além disso, a altitude modesta permite uma maior variação dos ventos sob a região e, consequentemente, em melhor distribuição da umidade. "Quanto mais umidade concentrada num ponto, maior a probabilidade de formação de nevoeiro, como o caso de Curitiba", observa Kneib.

Frio

Um último ponto a ser lembrado é a própria inclinação da terra em relação ao Sol. Mais longe dos trópicos, a tendência é realmente de que a frequência de dias ensolarados seja menor em cidades mais ao Sul do Brasil em comparação com as do Nordeste, por exemplo, onde, no ano passado, Fortaleza registrou 239 dias ensolarados – mais que o dobro dos contabilizados na capital paranaense.

Ainda conforme o Simepar, o clima cinzento que atinge Curitiba não se restringe apenas à cidade. Áreas da região metropolitana, bem como alguns municípios de disposições geográficas semelhantes, como o Sul de São Paulo, também passam boa parte do ano sem ver o azul do céu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]