Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cultura

Curitiba abre Virada com moda de viola

Mesmo com o sol forte, cerca de 7 mil pessoas ocuparam a frente do Paço da Liberdade para assistir à apresentação de Almir Sater

Cenas de uma maratona em praça pública: em área reservada, idosos prestigiam o astro da música de raiz, Almir Sater | Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo
Cenas de uma maratona em praça pública: em área reservada, idosos prestigiam o astro da música de raiz, Almir Sater (Foto: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo)

Com sombrinhas, bonés e até cadeiras de praia, uma multidão se aglomerou em frente ao Paço da Liberdade para ver o show do violeiro Almir Sater no palco Riachuelo na Virada Cultural, que acontece neste fim de semana em Curitiba como parte do evento Corrente Cultural, que se estende até dia 12. A apresentação aconteceu on­­tem e reuniu 7 mil pessoas, segundo a organização.

Com a viola caipira de 10 cordas na mão e o clássico chapéu na cabeça, Almir Sater subiu ao palco com dois minutos de antecedência (12h58) e começou o show tocando a música "Maneira Sim­­ples". Depois emendou "Rastro da Lua Cheia", de Renato Teixeira e o sucesso "Trem do Pantanal".

Entre os muitos sucessos, a música "Tocando em Frente" foi uma das mais aplaudidas e cantada em coro pela multidão. "Lindo, muito lindo", disse Almir enquanto escutava o público.

Ao mesmo tempo em que a multidão era embalada pela mo­­da de viola na Praça Riachuelo, o jazz instrumental do Saul Trum­­pet era a atração da Praça da Espa­­nha, no começo da tarde de sábado.

A abertura oficial das 24 horas de muita música e arte aconteceu pela manhã com a abertura da exposição Anita Malfatti no Museu Oscar Niemeyer, mas a agitação começou mesmo à tarde com os shows nos palcos Riachue­­lo (perto do Paço da Liberdade), no Ruínas de São Francisco (Largo da Ordem), e o da Praça da Espanha.

Além das apresentações musicais, performances também fo­­ram destaque no primeiro dia da Virada, como um flash mob com 500 vozes em plena Boca Maldita. Na mobilização relâmpago, o acordeonista Ivan Graciano co­­mandou o coro na interpretação "Mocinhas da Cidade".

Domingo

Neste domingo, os shows nos palcos principais acontecem a partir das 11 horas da manhã, com a apresentação da Orquestra Sin­­fônica do Paraná do Teatro Guaí­­ra, que contará com a participação do bandolinista Hamilton de Holanda.

Para encerrar a programação da Virada Cultural, a banda Ultra­­je A Rigor promete agitar o público com muito rock nacional. A apresentação que acontecerá no Palco Riachuelo, montado em frente ao Paço da Liberdade, é uma das atrações mais esperadas do evento. A expectativa é de que 6 mil pessoas assistam ao show.

No Blog do Caderno G, é possível acompanhar a cobertura da Virada Cultural em tempo real, comentar os shows e opinar sobre atividades culturais. Acesse: www.gazetadopovo.com.br/blog/blogdocadernog.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.