• Carregando...
Avenida João Pessoa (Luiz Xavier), quando ainda era conhecida como aCinelândia, em 1947 | Acervo Cid Destefani
Avenida João Pessoa (Luiz Xavier), quando ainda era conhecida como aCinelândia, em 1947| Foto: Acervo Cid Destefani
  • Coluna quebrada colocada na esquina da Rua XV de Novembro com Barão do Rio Branco, simbolizando a morte de João Gualberto no Contestado. Foto de 6 de novembro de 1912
  • O prédio original da Universidade do Paraná, em 1940
  • Bons tempos dasmatinêsde domingo no Cine Luz, na Praça Zacarias. O povo vinha em bondes desde seus bairros. 1948
  • Fachada do estádio do Ferroviário, no Capanema, durante a Copa do Mundo de 1950
  • Centenário do Paraná, em dezembro de 1953. Fachada da Exposição Internacional do Café, no bairro do Tarumã

Que tal? Curitiba uma das cidades maravilhosas do mundo? Pois é! Surgiu agora mais uma dessas promoções para testar o nível cultural e o senso de ridículo em que a humanidade flutua. Ou seja: até onde o Homo Sapiens tem condições de raciocinar e saber o que realmente tem valor em sua vida.

O negócio vem lá da Suíça, uma tal de New 7 Wonders pretende promover as sete cidades maravilhosas do mundo. Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador, segundo consta, são as quatro cidades brasileiras que pretendem concorrer ao título, enfrentando cidades lindas do mundo inteiro. Aqui de nossa parte, acreditamos que unicamente o Rio de Janeiro tem condições de aspirar a estar entre as escolhidas.

Segundo consta, o município estará promovendo Curitiba para que esteja entre as escolhidas. Essa promoção será através da Fundação Cultural, que, inclusive, já escolheu alguns temas, em que se sobressaem o bonde da Rua XV, a maneira de falar "leite quente", as malditas calçadas de petit-pavé e até, pasme, o jacaré do Parque Barigui. É isso aí meus amigos, e não adianta chiar, esse pessoal é sustentado com o nosso imposto.

Curitiba seria uma cidade maravilhosa, para nos curitibanos, se tivesse suas calçadas perfeitas, se em todas as casas humildes existisse leite quente para as crianças, se o bondinho da Rua XV tivesse alguma importância para a história da cidade, já que o mesmo nunca circulou em nossas ruas, tendo sido mais uma empulhação de um megalômano. E o jacaré do Barigui? O que ele representa mais que os dinossauros que circulam pela Boca Maldita? Que tal parar de brincar com o nosso dinheirinho? Não seria uma boa?

Todo cidadão tem suas esperanças, principalmente quando deposita o seu voto em alguém para representá-lo. Estamos às vésperas da mudança de comando na prefeitura, mudança radical em que o curitibano mostrou a sua vontade no sentido de que as coisas mudem. O prefeito que sai talvez não tenha tempo de concluir algumas obras que iniciou. Esperando ser reeleito, entretanto, liberou mais de setecentas placas de táxi para motoristas que trabalham há longos anos esperando ter o seu próprio táxi. É louvável o ato. Afinal, tal liberação não foi feita antes das eleições, o que poderia ser vista como moeda de troca.

Curitiba. Cidade maravilhosa. Todo curitibano que se preze sabe disso, não precisa nem um forasteiro, que por aqui nunca havia pisado, dizer que a nossa capital é uma das três melhores cidades do mundo para se viver, além de Roma e São Francisco, na Califórnia. Pegou mal o tal ádvena fazer aquela declaração na posse de seu patrício como prefeito.

Nós, curitibanos, temos de prezar o nosso chão. Não podemos deixar que, em nome do progresso, se destruam espaços conquistados, ambientes que fazem parte de nossa memória de vida, como nome de bairros e logradouros e mesmo ambientes públicos como ruas e praças. Agora mesmo, observamos cartazes na Praça do Japão alertando de que a prefeitura pretende mutilá-la. Se tal acontecer seria uma tremenda desfaçatez com a colônia nipônica, que sempre usou o local para as suas festividades. O que, aliás, não acontece com outros logradouros que levam o nome da origem de outras etnias que fazem parte da história curitibana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]