Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Combate à osteoporose

Curitiba: combate à osteoporose tem ação voltada para pessoas com mais de 50 anos

Para conscientizar sobre os riscos da osteoporose, Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo vai realizar gratuitamente ultrassons de calcâneo e outros exames na segunda

No Dia Mundial de Combate à Osteoporose, comemorado nesta segunda-feira (20), pessoas acima de 50 anos poderão testar a qualidade de suas massas ósseas e realizar outros exames gratuitamente em ação promovida pela Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), no Ginásio do Sesc Centro (R. Pedro Ivo, 755), em Curitiba.

Das 10 às 17 horas, a Abrasso vai disponibilizar uma equipe de profissionais da saúde para medir a pressão arterial e a glicemia, testar o equilíbrio e fazer avaliações físicas, odontológicas e nutricionais, além de realizar o ultrassom de calcâneo, que indica risco de osteoporose.

"O ultrassom é um screening, não um diagnóstico. Quem tiver um resultado alterado será encaminhado para seu respectivo médico", explica o presidente da Abrasso, Sebastião Radominski.

Além de realizar exames, a equipe vai distribuir planfletos informativos e tirar dúvida sobre a doença. "É importante lembrar a relevância da osteoporose, que ainda é uma doença subdiagonosticada e subtratada em todo o mundo, principalmente porque não apresenta sintomas", diz Radominski.

Segundo o médico, o foco do evento deste ano, quando chega à décima edição, é alertar os homens sobre o risco da osteoporose, já que as mulheres tendem a ser o foco das ações sobre a doença, já que são as mais atingidas por ela. "Quando os homens têm uma fratura no fêmur, eles morrem duas vezes mais que as mulheres", alerta Radominski.

Serviço:

Dia Mundial de Combate à Osteoporose com realização de exames gratuitos para maiores de 50 anos. Ginásio do Sesc Centro (R. Pedro Ivo, 755). Das 10 às 17 horas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.