• Carregando...

Curitiba será a primeira cidade do país a oferecer o teste rápido da aids, capaz de detectar a presença do vírus HIV em meia hora. Neste sábado, a prefeitura realiza um mutirão, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, em 26 unidades de saúde da capital. O objetivo é fazer 5 mil exames e agilizar o tratamento para quem se descobrir soropositivo.

Os testes são grátis, sigilosos, indolores e podem ser feitos em qualquer pessoa com mais de 14 anos, das 18 às 17 horas. A detecção é feita a partir de gotas de sangue colhidas por picadas nos dedos, a exemplo do exame para medir diabetes. O resultado sai entre 10 e 30 minutos, após a coleta. O teste para a Aids já era realizado nas unidades de saúde de Curitiba, mas exigia a coleta de uma quantidade maior de sangue e o resultado demorava alguns dias para sair, pois dependia do envio ao laboratório municipal.

Para o mutirão, a prefeitura, em parceria com o Ministério da Saúde, fez uma campanha publicitária com a cantora Daniela Mercury, que está sendo veiculada até esta sexta-feira na televisão. Cada unidade de atendimento contará com 15 profissionais de saúde – no total são 400 à disposição da população. Para fazer o teste é necessário assinar um papel onde constam os nomes de quem está fazendo o exame e o da mãe, além de endereço e telefone para contato. Depois, a pessoa é encaminhada para uma sala, onde é feito procedimento.

Quem tiver o resultado negativo será alertado sobre a importância da prática do sexo seguro, com o uso de preservativos, e de se evitar as situações de risco. Os que receberem o resultado positivo serão orientados sobre a doença e as possibilidades de acompanhamento e tratamento com remédios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]