Pela segunda vez consecutiva, Curitiba foi eleita pela a 4ª melhor cidade do Brasil para viagens e turismo. A lista das dez maiores cidades do país com potencial turístico foi realizada pela revista "Viagem e Turismo", da Editora Abril, publicada em novembro. As finalistas foram indicadas por leitores da revista que avaliaram, entre 22 quesitos, beleza urbana, hospitalidade, serviços e preços ofertados ao turista.
"O resultado confirma, mais uma vez, a evolução do turismo em Curitiba, um setor estratégico da economia, gerador de emprego e renda", afirmou o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Luiz de Carvalho, à agência da prefeitura.
O resultado da eleição coloca Curitiba à frente de grandes centros turísticos como Salvador (BA), Fortaleza (CE), Natal (RN), Gramado (RS), Maceió (AL) e Recife (PE). A satisfação dos turistas foi avaliada de acordo com o grau de atendimento ao visitante: de fraco (valor 1) a excelente (valor 5). A pesquisa foi coordenada pelo GKF, instituto de pesquisa há 20 anos no mercado.
Infra-estrutura
Segundo números da prefeitura, Curitiba tem mais de 150 hotéis, com cerca de 18 mil leitos. Há também cerca de 100 espaços para sediar eventos, que somados podem comportar mais de 200 mil pessoas. O turismo rural e ecológico está em expansão na Região Metropolitana, onde os visitantes podem encontrar pousadas rurais com gastronômica variada.
Em 2006, a capital paranaense recebeu mais de 2 milhões de visitantes, um aumento de 20% em relação aos turistas que visitaram a cidade em 2005. Destes, 49% vieram para participar de eventos de negócios. Estudos da Organização Mundial do Turismo mostram também que o turista de negócios gasta, em média, 30% a mais que o turista de lazer.



