• Carregando...
Visitantes percorrem o trecho de olhos vendados para tentar reconhecer as plantas | Maurilio Cheli/SMCS
Visitantes percorrem o trecho de olhos vendados para tentar reconhecer as plantas| Foto: Maurilio Cheli/SMCS
  • Vasos deixam as plantas em uma altura de um metro do chão para permitir o contato manual
  • Mais de 70 espécies de plantas com cheiros, texturas, formatos e tamanhos diferentes preenchem o percurso de 200 metros do Jardim
  • Objetivo é atender deficientes visuais e promover a educação ambiental

Curitiba ganhará seu primeiro jardim público destinado ao estímulo do tato, olfato e audição dos visitantes. De acordo com a prefeitura municipal, a proposta do Jardim das Sensações, que será inaugurado na segunda-feira (8) nas dependências do Jardim Botânico, é atender deficientes visuais e promover a educação ambiental. "É um espaço para inclusão e uma nova atração para a cidade. Através do Jardim das Sensações, a população perceberá o meio ambiente de forma diferente", disse o prefeito Beto Richa à agência de notícias da prefeitura.

O Jardim das Sensações foi projetado por arquitetos e funcionários da secretaria municipal do meio ambiente, e contou com apoio do Instituto Paranaense dos Cegos para o desenvolvimento do projeto. São 2.381 metros quadrados especialmente ornamentados com plantas e equipamentos que estimulam os sentidos. Mais de 70 espécies de plantas com cheiros, texturas, formatos e tamanhos diferentes preenchem o percurso de 200 metros do Jardim.

Os passeios serão feitos por grupos de no máximo 30 pessoas e monitorados por biólogos do Jardim Botânico. Os grupos percorrerão o trecho de olhos vendados e depois sem a venda, para tentar reconhecer as plantas com o apoio da visão.

Uma trilha feita em concreto antiderrapante com corrimão de apoio em todo o trecho levará os visitantes por diferentes ambientes de plantas e outros elementos naturais, como água. Na entrada, os visitantes receberão as vendas e orientações dos monitores. Um mapa com desenho visual e em braile mostrará como será o percurso. As plantas também estarão identificadas com placas em braile.

Os vasos com as cerca de 70 espécies de flores, ervas e outras vegetações deixam as plantas em uma altura de um metro do chão. No meio da trilha, um pequeno lago com cascata e ponte dá sensação de frescor e provoca os sentidos através do barulho da água. Logo depois, os visitantes passarão por um estreito corredor de cedro.

A mudança de piso é outra estratégia sensorial. No meio da trilha foi plantada uma pequena floresta de palmito e, entre as árvores, o piso é circular. Algumas árvores já adultas fazem parte do terreno do jardim e serão aproveitadas. Outras, como as glicínias e buganvílias, precisarão de mais tempo para se desenvolver. Além do som provocado pelo vento nas plantas, em meio à vegetação sinos de diferentes materiais e tamanhos darão estímulos auditivos ao passeio. Para que o Jardim seja um elemento surpresa, ele ficará camuflado por uma cerca de bambus.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]