• Carregando...
A estilista Vivienne Westwood | AFP PHOTO / CARL COURT
A estilista Vivienne Westwood| Foto: AFP PHOTO / CARL COURT

Começa a implantação da quinta UPS da Cidade Industrial de Curitiba

A quinta Unidade Paraná Seguro (UPS) da Cidade Industrial de Curitiba(CIC) foi instalada na manhã desta segunda-feira (17), na região da Vila Sandra. A ocupação do bairro começou por volta das 6h30 da manhã, com o envolvimento de 150 policiais, 27 guardas municipais e 40 viaturas.

Leia a matéria completa.

"Sentimento de alívio e realização", diz Reinaldo de Almeida César ao deixar a Sesp

O ex-secretário de Segurança Pública Reinaldo de Almeida César deixou a Secretaria de Segurança Pública dizendo que teve um sentimento de alívio e realização depois da exoneração da chefia da pasta. No lugar de César entra Cid Vasques, que comandava a corregedoria Secretaria de Corregedoria e Ouvidoria Geral. Os dois trocaram de postos em uma cerimônia oficial nesta segunda-feira (17), no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

César falou durante a oficialização da troca e disse que está à vontade para assumir o novo posto na Corregedoria. "Agradeço ao governador Beto Richa pelo desafio na Sesp e agora na Corregedoria. Ele é um grande gestor público, dá autonomia aos secretários, mas também é exigente quanto aos resultados", disse o ex-secretário.

Leia a matéria completa

A Cidade Industrial de Curitiba (CIC) recebeu mais uma Unidade Paraná Seguro (UPS) nesta segunda-feira (17), desta vez na Vila Sandra. Das 10 unidades prometidas para Curitiba, até o fim do ano, oito já foram instaladas e, destas, cinco estão na CIC.

FOTOS: veja imagens da operação para implantação da UPS da Vila Sandra

Na região, a polícia apreendeu dois adolescentes pela manhã. Eles estavam com 227 gramas de cocaína, 106 gramas de crack, 36 gramas de maconha, uma balança de precisão, além de munições, um notebook e rádios comunicadores. O balanço completo do primeiro dia de ocupação deve ser divulgado somente na terça-feira (18), segundo a Polícia Militar.

A chegada da polícia na vila causou espanto e assustou alguns moradores e comerciantes. Para eles, a situação da vila já foi muito pior no início do ano. Na região onde foi instalada a nova UPS, foram três homicídios nos últimos nove meses.

Para Geraldo Manzella Turcato, presidente da Associação das Moradias Zimbros, os meses de janeiro e fevereiro foram os mais violentos. De acordo com um comerciante local, a situação na vila estava melhor nos últimos meses, não justificando uma intervenção nessas proporções. "A gente até pensa que pode ter algum tiroteio. Porque não tem problema agora, mas vai que os bandidos resolvem se mexer? O pessoal se preocupa em sair de casa", disse, explicando que o movimento nas lojas estava menor do que o de costume para uma segunda-feira de manhã. Apesar do susto, a rotina se manteve com pais buscando filhos na saída da escola e um fluxo intenso de carros na Rua João Dembinski, a principal da região.

Morador da vila há pelo menos 20 anos, Edinael de Almeida, de 27, diz que ver a polícia no bairro aumenta a sensação de segurança. Ele diz acreditar, no entanto, que os traficantes aos poucos vão se avisando e logo podem sumir dali. "De imediato dá resultado porque eles chegam de surpresa e pegam quem precisa, mas não conseguem limpar 100%", diz.

Análise

O professor Pedro Bodê, coordenador do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), explica que a proximidade das unidades, dentro do mesmo bairro, pode ser eficaz no momento, mas para toda a cidade, talvez isso não surta o efeito esperado: "Em um bairro com essas taxas de criminalidade, a ação pode surtir efeito agora, porque são unidades próximas, mas a estratégia de UPSs já foi implantada uma vez, com outro nome, e não funcionou. No Rio de Janeiro, por exemplo, eu não tenho visto grandes resultados", diz.

Outras unidades

Ao todo, oito UPSs já foram instaladas em Curitiba. Os bairros Parolin e Uberaba foram os primeiros a receber o policiamento diferenciado. Além deles, as vilas Sabará, Caiuá, Nossa Senhora da Luz, Verde e Sandra, na Cidade Industrial, também têm unidades. Fecha a lista das oito UPSs a Vila Osternack, no Sítio Cercado.

Troca de comando na secretaria

A instalação da UPS da Vila Sandra ocorre no mesmo dia em que é efetivada a mudança no comando da Secretaria Estadual da Segurança Pública (Sesp). Na sexta-feira (14), o governador Beto Richa informou, em uma mensagem postada na rede social Twitter, que Cid Vasques assumiria o cargo, substituindo Reinaldo de Almeida César.

Em nota publicada via Agência Estadual de Notícias, Richa informou que a mudança pretendia "acelerar as ações para reduzir os índices de criminalidade e melhorar a segurança pública em todo o Paraná".

No texto, Richa disse ainda que Vasques vai atender a um "segundo momento" da secretaria, após uma reestruturação das polícias Civil e Militar, além dos serviços de inteligência. "Agora, num novo momento, tão importante quanto o primeiro, é colocar em prática todas as ações planejadas", afirmou na nota. Ele afirmou que já existem recursos alocados para investimentos "vigorosos" no setor.

César não vai deixar o governo, pois assumirá a Secretaria de Corregedoria e Ouvidoria Geral, cargo que anteriormente era de Cid Vasques.

Veja fotos da operação na Vila Sandra

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]