Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Clima

Curitiba registra a menor temperatura máxima dos últimos 13 anos para o mês de dezembro

Até as 16h30, temperatura na capital não havia passado dos 13,7ºC nesta terça-feira. Mau tempo deve continuar até o fim de semana

Na Rua XV de Novembro, centro da Capital, as luzes que iluminam a rua durante a noite acenderam devido a chuva intensa que ofuscou a claridade natural do dia | Marcelo Elias / Agencia de Noticias Gazeta do Povo
Na Rua XV de Novembro, centro da Capital, as luzes que iluminam a rua durante a noite acenderam devido a chuva intensa que ofuscou a claridade natural do dia (Foto: Marcelo Elias / Agencia de Noticias Gazeta do Povo)

O frio em Curitiba bateu um recorde nesta terça-feira (14). A capital paranaense registrou, até as 16h30, a menor temperatura máxima dos últimos 13 anos para um mês dezembro. Os termômetros na cidade não passaram dos 13,7ºC, registrados por volta das 16h.

A estação meteorológica do Instituto Tecnológico Simepar começou a funcionar em julho de 1997 e, desde então, a menor temperatura máxima no último mês do ano havia sido registrada em 23 de dezembro de 2004, quando a máxima foi de 15,6ºC em Curitiba.

O frio e a chuva constante, incomuns em dezembro, são resultado de uma frente fria que passa pelo Paraná acompanhada de uma massa de ar frio. "Os ventos ainda trazem umidade do oceano para o leste do estado, o que provoca chuvas em Curitiba, região e no Litoral", explica a meteorologista Ana Beatriz Porto.

De segunda-feira até as 16h30 desta terça, choveu 144 mm de água em Curitiba, ou seja, quase o volume previsto para todo o mês de dezembro, que é de 150 mm. Durante o resto da semana, o tempo deve permanecer nublado e chuvoso. No entanto, com o passar dos dias, as chuvas constantes devem dar lugar a pancadas de curta duração.

Prejuízos

Segundo a Defesa Civil, 1.129 pessoas estão desalojadas (tiveram que ir para casas de parentes ou amigos) e 129 desabrigadas (encaminhadas para abrigos públicos) no Paraná em razão dos estragos causados pela chuva desde segunda-feira (13).

Os maiores prejuízos foram registrados em Pinhais e Piraquara, na região metropolitana de Curitiba. Só em Pinhais, cerca de 10 mil pessoas foram afetadas. No município, 600 residências foram atingidas deixando 1.000 pessoas desalojadas e 100 desabrigadas. Em Piraquara, 350 casas foram danificadas e 1.100 pessoas acabaram afetadas, sendo 73 desalojadas.

Em Curitiba, 14 estavam desalojadas e havia um desabrigado até o final da tarde desta terça-feira (14). Outras 10 pessoas estavam desalojadas em Almirante Tamandaré depois que um deslizamento de terra danificou uma casa.

Outra cidade da região metropolitana bastante afetada pelo temporal foi Araucária. O vendaval afetou 650 pessoas no município, mas não há registro de desabrigados e desalojados no município. Também registraram prejuízos nos últimos dias as cidades de Campina Grande do Sul, Colombo, Fazenda Rio Grande e Lapa na região metropolitana, além de Guarapuava e Ibaiti, no interior, e Morretes, no litoral.

Confira as imagens da chuva em Curitiba e região:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.