Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Curitiba registra aumento nos casos de rotavírus

Doença é perigosa por causar desidratação

O setor de emergência do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba, passou a quarta feira lotada de crianças com diarréia e vômito. A provável causa da movimentação é a mesma que fez a prefeitura de Mamborê (a 494 quilômetros a Oeste da capital) determinar a suspensão das aulas em todas as escolas da cidade nesta semana: rotavírus. Ao contrário da pequena cidade do interior, onde 90 crianças apareceram com a doença nos últimos 15 dias, Curitiba vive um aumento no número de casos, mas não um surto, informa a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Na semana passada, 540 crianças menores de 5 anos (faixa de maior incidência) foram atendidas nas unidades de saúde da capital com diarréia – no início de março, o número de atendimentos girava em torno de 380. "A rotavirose não é de notificação obrigatória. Mas dificilmente um caso de diarréia por rotavírus não passa por atendimento", diz a diretora do Centro de Epidemiologia da SMS, Karin Luhm.

Leia matéria completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo. Conteúdo exclusivo para assinantes

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.