
Os paranaenses enfrentaram um dia de muito calor nesta segunda-feira (2). Curitiba registrou o dia mais quente do ano o terceiro deste verão, com os termômetros chegando a 31,8°C no meio da tarde. A sensação térmica na capital, porém, foi ainda maior: 35°C. E a previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) é que as temperaturas fiquem ainda mais elevadas nos próximos dias.
Antes desta segunda-feira, o dia mais quente deste ano foi justamente o dia 1º de janeiro, cuja temperatura máxima foi de 31,1°C. Neste verão, iniciado no dia 21 de dezembro, dois dias superaram a temperatura desta segunda: o dia 23 de dezembro, com 32,2°C, e o dia 29 de dezembro, com 32,5°C. Em 2008, curiosamente, o dia mais quente do ano foi na primavera: a temperatura chegou aos 32,7°C no dia 9 de dezembro.
A massa de ar quente que aumentou as temperaturas deverá ser fortalecida. "O aquecimento deverá aumentar na terça e na quarta e temos 80% de chances de um deles ser o dia mais quente do verão", disse a meteorologista do Simepar Sheila Paz.
Muita água
Com tanto calor foi necessário tomar muita água para se refrescar. Segundo a Sanepar, o consumo de água na capital foi 6% acima da média diária do mês de fevereiro, o que é considerado alto. "Nossa produção está preparada para o aumento. Hoje tivemos uma coincidência de fatores para o aumento de consumo, pois, além do calor, tivemos o reinício das aulas na maioria das escolas", contou o gerente de produção da Sanepar, Paulo Roberto Carneiro Raffo.
A Copel estima que as altas temperaturas tenham causado um aumento médio de 5% a 6% na demanda por eletricidade, que equivale a cerca de 220 megawatts/hora, o suficiente para fornecer eletricidade por um dia para o litoral paranaense na época de temporada. Além de sistemas de refrigeração de shoppings, hipermercados, escritórios e indústrias, que são mais exigidos no calor, a Copel explicou que outras atividades econômicas têm aumento de demanda durante os dias mais quentes, como a criação de aves.
Calor em todo estado
Não foi só em Curitiba em que o dia mais quente do ano foi registrado. Na Lapa, região metropolitana de Curitiba, a temperatura chegou aos 31,6°C. Em Pinhão e em Bituruna, no Centro-Sul do estado, o calor foi de 32,2°C e 33,1°C respectivamente. Em Cerro Azul, na região metropolitana de Curitiba foram registrados 37°C, que apesar disso não foi a maior temperatura registrada no estado.
São Miguel do Iguaçu, no Oeste, não teve o dia mais quente do ano, porém registrou a maior temperatura do estado, com 37,3°C. Outras cidades também registraram altas temperaturas que não chegaram a ser o recorde do ano. Foz do Iguaçu, no Oeste, chegou a ter 36°C, mas uma chuva no meio da tarde amenizou o calor. Chuva que também refrescou Cascavel, na mesma região, que alcançou temperatura de 33,7°C. Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, os termômetros marcaram 31,2°C. No Norte, os londrinenses tiveram um dia com máxima de 34,8°C. Maringá, no Noroeste, teve máxima de 34,2°C.
Como você enfrenta os dias de forte calor? Deixe seu comentário no formulário abaixo



