• Carregando...

Lei não obriga agências bancárias a ter câmeras e portas de segurança

Quase um terço dos assaltos a banco ou nas proximidades das agências em todo país foi registrado na região de Curitiba, segundo a Confederação Nacional dos Bancários (CNB). Levantamento mostra que de 1º de agosto a 12 de setembro deste ano aconteceram 33 assaltos em todo Brasil. Deste total, dez foram na capital paranaense e região.

De acordo com o telejornal ParanáTV 2ª edição, a polícia afirma que boa parte dos assaltos nas portas dos bancos tem ajuda de olheiros, bandidos que ficam dentro das agências observando a movimentação dos clientes. O comerciante José Mainheriche é uma das vítimas dos assaltantes. Ele foi espancado, levou três tiros e quase morreu. Mainheriche reclama da falta de policiais nas proximidades dos bancos.

Câmeras de vídeo, que poderiam ajudar na identificação dos bandidos, nem sempre funcionam. O presidente do sindicato dos bancários, Otávio Dias, disse que em alguns bancos o sistema de vigilância não existe ou é precário.

A lei que regulamenta o sistema de segurança interna dos bancos é de 1983, informou o telejornal. A legislação só exige a necessidade de manutenção de seguranças armados e alarmes, os outros equipamentos são opcionais. A Polícia Federal (PF), que é responsável pela fiscalização da lei, aconselha que os clientes tenham cuidado ao sair do banco com dinheiro.

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) afirma que no ano passado foram aplicados 7 bilhões em segurança em agências em todo Brasil. O valor seria mais que o dobro do investidos há quatro anos e por isso o número de assaltos teria diminuído neste período.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]