Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Trânsito

Curitiba tem 1 milhão de motoristas habilitados

Aumento de 23% em cinco anos reflete a maior capacidade de compra do curitibano, mas pode comprometer a mobilidade

 | Juliano Pedrozo/Divulgação Detran-PR
(Foto: Juliano Pedrozo/Divulgação Detran-PR)

A capital paranaense atingiu em abril deste ano a marca de 1 milhão de motoristas habilitados, o que representa um aumento de 23% em cinco anos. No Paraná, o número de condutores registrados alcançou 4,9 milhões, um crescimento de 33% no mesmo período. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (6) pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).O diretor-geral do Detran-PR, Marcos Traad, diz acreditar que a notícia é um bom indicador sobre o poder de compra de quem mora em Curitiba, mas também preocupa por poder comprometer a mobilidade em larga escala. "A consequência direta é clara: há mais gente transitando e a probabilidade de acontecer acidentes aumenta", alerta o dirigente.

Atualmente, Curitiba é a capital com o maior número de carros por moradores. A taxa é de 1,3 veículo por habitante, superando até mesmo São Paulo, que tem índice de 2,34 carros por morador.

Os motoristas habilitados na capital do estado representam 20% do total de condutores no Paraná, sendo 60% homens e 40% mulheres, entre 25 e 34 anos. No total, entre as categorias da carteira de habilitação, 0,6% possuem permissão para dirigir moto, 65% estão habilitados para conduzir automóveis e 18,66% tem permissão para pilotar ambos.

Só no ano passado foram emitidas 950 mil multas aos curitibanos. As seis infrações de trânsito mais cometidas na cidade foram: velocidade superior em até 20% à máxima permitida; estacionar em local irregular; e avançar o sinal vermelho.

Para reverter esse cenário, Traad enfatiza a importância da conscientização e de uma revisão do código de trânsito a fim de adequá-lo à nova realidade. Mesmo com as novas regras a partir de 2009 para tirar a carteira de habilitação, a qualificação dos motoristas preocupa o dirigente. "Passou-se a exigir 20 horas de aulas práticas, contra 15 horas, como era anteriormente. Mas ainda é pouco", destaca o diretor-geral do Detran-PR.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.