Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Curitiba tem 40 pontos de coleta de remédios vencidos

Se jogados no lixo comum ou na privada, cada quilo de medicamento pode contaminar até 450 mil litros de água. Veja onde fazer o descarte

Já estão funcionando 40 pontos de coleta de remédios vencidos em Curitiba, em diversas farmácias da cidade. O descarte de medicamentos nos locais apropriados é importante para preservar o meio ambiente e a saúde pública. Jogar remédio direto no lixo, na pía ou na privada contamina o solo e a água – cada quilo de medicamento descartado incorretamente pode contaminar até 450 mil litros de água.

Para fazer o descarte dos remédios corretamente, siga os passos:

1. Separe os remédios que já estão vencidos ou que não serão mais utilizados. De preferência, dentro das embalagens originais

2. Vá a alguma farmácia com ponto de descarte. Veja os endereços aqui

3. Passe o código de barras da embalagem no leitor para o medicamento ser registrado

4. Tire os remédios das embalagens. Cada item deve ser jogado em um compartimento diferente

5. Não destaque os comprimidos e mantenha os recipientes fechados

6. Rasgue as embalagens. Isso evita que elas possam ser reutilizadas

7. O material descartado é recolhido uma vez por mês e encaminhado para uma empresa que dá a destinação ambientalmente adequada aos resíduosIniciativa

A iniciativa é compartilhada entre Prefeitura de Curitiba, Conselho Regional de Farmácia, Sindicato dos Farmacêuticos e UFPR.

O projeto foi subsidiado pelos órgãos e vai gerar dados para uma futura política nacional que dite regras sobre o descarte de medicamentos, de acordo com Giselle Poitevin Pirih, coordenadora da Vigilância Sanitária em Curitiba.

A ideia também é promover campanhas de conscientização sobre o descarte correto e sobre o uso racional de medicamentos. Segundo Giselle, será possível entender quais medicamentos estão "sobrando" a partir da leitura dos códigos de barras. "Também alerta para o uso racional, de as pessoas não precisarem fazer uma 'farmacinha' de remédios em casa, porque muita coisa acaba indo fora", diz.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.