Já estão funcionando 40 pontos de coleta de remédios vencidos em Curitiba, em diversas farmácias da cidade. O descarte de medicamentos nos locais apropriados é importante para preservar o meio ambiente e a saúde pública. Jogar remédio direto no lixo, na pía ou na privada contamina o solo e a água cada quilo de medicamento descartado incorretamente pode contaminar até 450 mil litros de água.
Para fazer o descarte dos remédios corretamente, siga os passos:
1. Separe os remédios que já estão vencidos ou que não serão mais utilizados. De preferência, dentro das embalagens originais
2. Vá a alguma farmácia com ponto de descarte. Veja os endereços aqui
3. Passe o código de barras da embalagem no leitor para o medicamento ser registrado
4. Tire os remédios das embalagens. Cada item deve ser jogado em um compartimento diferente
5. Não destaque os comprimidos e mantenha os recipientes fechados
6. Rasgue as embalagens. Isso evita que elas possam ser reutilizadas
7. O material descartado é recolhido uma vez por mês e encaminhado para uma empresa que dá a destinação ambientalmente adequada aos resíduosIniciativa
A iniciativa é compartilhada entre Prefeitura de Curitiba, Conselho Regional de Farmácia, Sindicato dos Farmacêuticos e UFPR.
O projeto foi subsidiado pelos órgãos e vai gerar dados para uma futura política nacional que dite regras sobre o descarte de medicamentos, de acordo com Giselle Poitevin Pirih, coordenadora da Vigilância Sanitária em Curitiba.
A ideia também é promover campanhas de conscientização sobre o descarte correto e sobre o uso racional de medicamentos. Segundo Giselle, será possível entender quais medicamentos estão "sobrando" a partir da leitura dos códigos de barras. "Também alerta para o uso racional, de as pessoas não precisarem fazer uma 'farmacinha' de remédios em casa, porque muita coisa acaba indo fora", diz.



