• Carregando...

Na avaliação do vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), Waldemar Trotta Junior, dono da Trocon Engenharia, acostumada a construir para o público do Minha Casa Minha Vida e para as companhias de habitação de Curitiba e região, o modelo parece ser um caminho possível, principalmente porque envolve a cessão de terrenos para a iniciativa privada. “Um terreno no Tatuquara ou no Batel, tanto faz para nós. O custo da construção em si é o mesmo. É o terreno o grande fator que viabiliza ou não um empreendimento, por isso o modelo paulista pode ser interessante”. Trotta Junior lembra, porém, que as condições de investimento nos dois estados são bem diferentes. “Lá estado e município dão subsídios para cada unidade, além das contrapartidas em urbanização. Em Curitiba e municípios da região metropolitana temos no máximo o terreno. A capacidade de investimento é bem diferente. Mas isso não inviabiliza o uso do modelo paulista ou outro semelhante aqui. Basta que Curitiba cuide primeiro de refazer o seu banco de terrenos”, pondera o empresário.

São Paulo lança primeira PPP para moradia de interesse social no país

Na prática, modelo pode dar mais prazo para o poder público pagar subsídios e também ajuda a evitar que os mais pobres sejam empurrados para a periferia

Leia a matéria completa

Cota para habitação popular

O texto do novo Plano Diretor de Curitiba, em trâmite na Câmara Municipal, prevê a criação da Cota de Habitação de Interesse Social, prevendo que grandes empreendimentos terão de construir unidades populares ou pagar uma compensação

Leia matéria completa

Ele lembra que em Bogotá, na Colômbia, uma maneira de lutar contra a especulação imobiliária e de criar espaços de moradia em regiões valorizadas e já estruturadas tem sido pensar na moradia junto com os grandes projetos de infraestrutura. “O que eles têm tentado fazer lá é pensar que um pedaço da área que será desapropriada para a construção de uma linha de metrô ou de outra grande obra, por exemplo, seja já reservada à construção de moradias populares”. Seria uma forma de garantir que ao menos ali naquele espaço a valorização dos imóveis vinda justamente da grande obra de infraestrutura não expulse as classes mais pobres para a periferia. “É uma das saídas de Curitiba, visto que a capital não tem áreas centrais degradadas grandes como São Paulo e que possibilitam que o poder público desaproprie a um custo mais baixo”. Ele acredita, porém, que algo poderia ser pensado para reaproveitar os imóveis vazios ou subtilizados do centro de Curitiba.

Para a mestre em Planejamento Urbano e professora da UFPR, Gislene de Fátima Pereira, Curitiba e as cidades brasileiras como um todo precisam procurar maneiras inovadoras para resolver o problema da habitação. No último mês de agosto, ela fez um estágio pós-doutoral em Seul, Coreia do Sul, e diz que o que eles praticam por lá chega a ter semelhanças com o que se propõe em São Paulo. “Na Coréia do Sul, o poder público compra terra, urbaniza e revende para a iniciativa privada, que desenvolve edificações, reservando um porcentual para habitação social. Acho que o Brasil precisa aprender um pouco sobre estes projetos, porque é um tipo de iniciativa que está servindo de referência para muitos países, inclusive na América Latina”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]