
A sexta-feira (14) em Curitiba e região começou com o nevoeiro mais denso do ano. As condições meteorológicas estáveis da quinta-feira (13) somadas ao rápido resfriamento durante a noite fizeram a visibilidade na capital paranaense ficar restrita nas primeiras horas do dia. A informação é do Instituto Tecnológico Simepar.
O meteorologista Reinaldo Kneib disse que em alguns pontos a visibilidade na superfície chegou a ser praticamente zero. "Essa medição é feita por meio da visibilidade. O fenômeno ocorreu em toda a região metropolitana e ocorreu porque ontem [quinta] tivemos um dia sem vento, com aquecimento à tarde e resfriamento à noite", analisa.
A neblina desta quinta tem ainda uma característica especial. A formação do nevoeiro não fica apenas na superfície, atinge níveis mais elevados da atmosfera. Por isso ocorre uma demora maior que o comum para que as nuvens de dissipem.As temperaturas na capital foram relativamente baixas nesta manhã. A mínima registrada em Curitiba foi de 9ºC. Em Ponta Grossa, onde também foi registrado nevoeiro em alguns pontos, a mínima foi de 6ºC.
Fim de semana
O tempo em todo o estado muda a partir deste sábado (15), devido à chegada de uma frente fria. O fenômeno causa instabilidade e chuvas isoladas em todo o estado. A diferença é que chove primeiro no Oeste e Sudoeste, e depois no Centro-Sul, Campos Gerais, Norte e no Leste.
De acordo com o Simepar, o sábado, em Curitiba, ainda tem tempo bom durante a manhã e parte da tarde. Neste dia a temperatura fica entre 11ºC e 20ºC. Já o domingo amanhece com chuva a qualquer hora, maior nebulosidade e termômetros entre 11ºC e 19ºC.
Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a mínima no sábado (15) será de 9ºC e a máxima de 22ºC. No Centro-sul, Guarapuava fica com marcas entre 8ºC e 21ºC no mesmo dia. No domingo (16), Cascavel registra 16ºC pela manhã e 22ºC à tarde. Londrina, no primeiro dia da semana, terá 14ºC de mínima e 26ºC de máxima.



