A partir da zero desta terça-feira (31), doze novos radares começam a funcionar em Curitiba. Oito deles fiscalizam, além da velocidade máxima da via, avanço de sinal vermelho e parada na faixa de pedestres. Eles foram instalados em cruzamentos movimentados como os da Linha Verde (entre a estação PUC e a estação Torres, nos dois sentidos), da Avenida Marechal Deodoro (no cruzamento com a Conselheiro Araújo) e da Avenida Comendador Franco (no cruzamento com a rua Henrique Mehl, nos dois sentidos).
Os novos radares totalizam 110 aparelhos instalados desde abril deste ano, 41 deles com câmera que fiscaliza avanço do sinal vermelho e parada na faixa de pedestres e 13 fotografam conversões proibidas. A previsão é que até o final de setembro a cidade tenha os 140 radares previstos no atual contrato da empresa Consilux, que opera o sistema de radares há 12 anos e venceu a licitação de 2010.
Inicialmente, o prazo para que todos os aparelhos estivessem em funcionamento era o fim de junho, mas, segundo a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), a instalação depende principalmente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) que fazem aferições nos radares e só trabalha em dias úteis e horário comercial.
Veja no mapa abaixo a localização dos 110 radares que estão em funcionamento em Curitiba. Visualizar Novos Radares em um mapa maior



