• Carregando...
A partir de quinta-feira, 6 ônibus vão passar a usar 100% de biodiesel nos tanques | Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo/Arquivo
A partir de quinta-feira, 6 ônibus vão passar a usar 100% de biodiesel nos tanques| Foto: Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo/Arquivo

Curitiba será a primeira cidade do Brasil com ônibus do transporte coletivo rodando com 100% de biocombustível. Dos 18 veículos que operam na Linha Verde e fazem a linha Pinheirinho - Carlos Gomes, seis passarão a ser abastecidos apenas com biodiesel, sem nenhuma mistura de diesel no motor, a partir de quinta-feira (27). O combustível é feito à base de soja e é produzido em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

Será realizada uma solenidade de lançamento do B100, como é chamado o combustível 100% de biodiesel, às 14h30 na garagem da Viação Cidade Sorriso, no bairro Umbará. Após serem abastecidos, os ônibus entram imediatamente em operação. Serão três veículos da Viação Cidade Sorriso e três da Auto Viação Redentor.

Esses seis ônibus serão monitorados permanentemente durante 18 meses. A ideia é estender a experiência para os outros veículos da frota do transporte coletivo da capital. Atualmente circulam por Curitiba 1.910 ônibus na rede integrada. A estimativa da Urbs (empresa que gerencia o trânsito e o transporte coletivo em Curitiba) é que os seis ônibus vão consumir 20 mil litros de biodiesel por mês. Calcula-se uma queda de autonomia de aproximadamente 6% dos veículos, ou seja, eles terão que ser abastecidos um pouco antes do que os que usam o diesel.

Por outro lado, haverá um ganho de 50% na redução dos poluentes emitidos pelos ônibus. Desde 2007 existe uma lei federal que obriga os veículos do transporte coletivo a usarem no mínimo 4% de biocombustível no tanque. O projeto de Curitiba, de usar 100% de biodiesel é pioneiro no país.

Parceiros

Há dois anos o estudo começou a ser elaborado por técnicos da Urbs e contou com a parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, das empresas operadoras do transporte Viação Cidade Sorriso e Auto Viação Redentor; das montadoras Scania e Volvo, do Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar), e do Programa Brasileiro de Desenvolvimento Tecnológico e Combustíveis (Probiodiesel), empresa de fomento e pesquisa tecnológica. Segundo a Urbs, fazem parte da parceria, desde o início, a fabricante do biocombustível, a BSBios Indústria e Comércio de Biodiesel Brasil Sul S/A e a RDP, Distribuidora de Petróleo Ltda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]