Cerca de 3 mil pessoas reunidas no outro lado do mundo assistirão a um procedimento cardiológico complexo que será transmitido via satélite, ao vivo, de Curitiba. Marcada para começar hoje, às 21 horas, no horário de Brasília (8 horas da manhã de domingo na China), a transmissão faz parte do Chinese Interventional Therapeutics (CIT) 2007 um dos três mais importantes eventos em cardiologia intervencionista do mundo, ao lado de congressos realizados em Washington (EUA) e Paris (França).
Dois pacientes que precisam realizar uma angioplastia procedimento para liberar artérias obstruídas por placas de colesterol aceitaram ter suas intervenções transmitidas via satélite. Ambos são casos complexos e motivo de estudos entre os cardiologistas, pois não há consenso sobre a melhor forma de tratamentos para tais pacientes.
Um deles é de um homem de 45 anos, diabético e com obstrução em várias artérias, o que torna o procedimento mais complicado. "Estou tranqüilo em relação a angioplastia. Por mais que exista a dificuldade por eu ser diabético, o fato de participar de um estudo com uma série de protocolos me deixa mais seguro", afirma o paciente.
O outro caso é também de um homem, com 53 anos, que já passou por uma angioplastia no fim do ano passado e continua com uma obstrução nas chamadas artérias descendente anterior e diagonal, que formam uma bifurcação. Os dois pacientes estão com comprometimento superior a 80%.
"Há tratamentos diferentes para esses casos. Nós vamos utilizar stents (pequenas malhas de aço) farmacológicos nas angioplastias. É um método moderno, mas que precisa ser bem elaborado para não causar reobstrução", explica Costantino Ortiz Costantini, diretor-científico do Hospital Cardiológico Costantini instituição que será a representante brasileira no CIT 2007.
Além do Brasil, participarão das transmissões ao vivo, durante o congresso, outros 11 hospitais de Milão (Itália), Nova York (EUA), São Francisco (EUA), Toulouse (França), Jacarta (Indonésia) e das chinesas Beijing, Shangai, Shenyang, Nanjing, Xian e Guangzhou.



