Depois de uma paralisação de nove meses, Curitiba deve contar com um serviço de aluguel de bicicletas antes da Copa do Mundo. Uma parceria entra a Bicicletaria.net, que venceu a licitação para operar os bicicletários e operar o sistema, e a Kuritbike, especializada em cicloturismo urbano, vão retomar o serviço a partir deste sábado, 7 de junho. A data ainda depende do parecer jurídico da Urbs, responsável pela concessão.
A locação de bicicletas estará disponível todos os dias, na sede da Kuritbike, no Centro Cívico, e nos fins de semana, nos bicicletários do Centro Cívico e do Parque São Lourenço. Entre as novidades há opção para pagamento em dinheiro e operação de bike tour em espanhol, francês, alemão e inglês. Até o fim do ano, a meta é triplicar a frota antigamente, 21 bicicletas eram alugadas. O número deve chegar a 60 com variedade de modelos e possibilidade de acessórios, como cadeirinhas para crianças. Além disso, as empresas fizeram uma proposta para substituir o espaço do Jardim Botânico, onde não é permitido pedalar na área interna, pelo do Parque Barigui.
Rafael Milani Medeiros conta que esse período em que as atividades estiveram interrompidas foi intenso. "Estávamos buscando uma solução integral para o caso dos bicicletários em Curitiba, abandonados há 12 anos, para que reabrissem, permitissem expansão dos serviços e tivessem viabilidade econômica", explica.
As finanças do sistema foram a causa da interrupção do serviço. Na época, o sistema de aluguel gerava um déficit mensal de R$ 10 mil. A empresa, então, operava em três espaços, diariamente, das 10 às 18 horas.
A volta do aluguel antes da Copa também deve agradar os turistas. "Reabrir o sistema antes da Copa é excelente. Vamos trabalhar em quatro idiomas e a Kuritbike já recebeu gente de mais de 60 países em Curitiba para tours em bike", diz Gustavo Carvalho, proprietário da Kuritbike.



