Curitiba adere, pela segunda vez, à campanha "Dia Sem Carro". Nesta sexta-feira (22), a prefeitura promove uma série de eventos para sensibilizar motoristas a deixar seus carros nas garagens. O evento acontece sempre nos dias 22 de setembro, Dia Mundial do Pedestre, e ocorre simultaneamente em várias cidades do Brasil e do mundo.
A prefeitura de Curitiba vai incentivar a população a trocar o automóvel por meios alternativos de transporte, como o ônibus, bicicletas e até a caminhada. Haverá o bloqueio total do trânsito na Rua Barão Rio do Branco, do cruzamento com a Avenida Marechal Deodoro até a Travessa Alfredo Bufren.
O trecho será transformado numa espécie de jardim, onde crianças e adultos poderão assistir peças de teatro e apresentações musicais, além de participar de jogos e brincadeiras durante todo o dia. Haverá abordagens educativas sobre trânsito, distribuição de mudas de flores e árvores e venda de produtos orgânicos. Haverá ainda brinquedos como cama elástica e piscina de bolinhas.
"A campanha tem o objetivo de incentivar atitudes positivas dos motoristas e pedestres, como a gentileza e a calma. As pessoas já sabem o que é certo e errado no trânsito, mas queremos lembrá-las de que algumas atitudes simples, como respeito e atenção na rua, podem fazer uma grande diferença na qualidade de vida de todos", explicou o prefeito Beto Richa à Gazeta do Povo.
Curitiba tem hoje uma frota que se aproxima dos 960 mil veículos e cresce a uma média de 6% ao ano. Esta será a segunda vez que a capital paranaense adere à "Jornada Internacional do Dia Sem Carro". Em 2003, cerca de 50 ruas foram fechadas para o trânsito e na ocasião houve uma redução de 42% no fluxo de veículos em alguns dos cruzamentos mais importantes da cidade e, conseqüentemente, na emissão de gases poluentes como o gás carbônico (CO2).
Reforço nas linhas de ônibus
A prefeitura de Curitiba irá reforçar as linhas de ônibus. A cidade terá 135 ônibus-extra nas 86 linhas mais carregadas. Os ônibus devem fazer 729 viagens adicionais nos horários de pico. De acordo com a prefeitura, também serão criadas quatro linhas especiais para atender os trajetos com maior número de passageiros.
As linhas extraordinárias serão: "Hauer", com biarticulados que passarão pela canaleta da Avenida Marechal Floriano até a Praça Carlos Gomes; "Centenário/Campina do Siqueira", com biarticulados que circularão pela canaleta da Avenida Afonso Camargo; "Cabral/Portão via canaleta", que reforçará uma linha já existente e será mais rápida porque usará a pista dos ônibus expressos; e "Barreirinha / Cabral", para reforçar as linhas que passam pela Avenida Anita Garibaldi.
"Cine-ligeirinho" tem sessões grátis
Três ônibus ligeirinhos foram transformados em cinema para apresentar vídeos de vários países sobre segurança no trânsito para quem passar pelas Ruas da Cidadania. As sessões de cinema sobre rodas fazem parte das comemorações da Semana Nacional de Trânsito e a entrada é grátis.
O cine-ligeirinho ficará na Praça Tiradentes, em frente à Catedral. Além da entrada gratuita, as pessoas escolhem o número de vídeos que querem assistir. São dezenas de comerciais sobre segurança no trânsito filmados em vários países.
Medições de gás carbônico
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente está medindo desde sexta-feira passada os níveis de ruído e poluentes na atmosfera, na região central da cidade. Uma nova medição será feita nesta sexta-feira para comparar os resultados e comprovar a diminuição desses índices motivados pelo Dia Sem Carro.
"No dia sem carro a estação ficará aberta para que a população possa conhecer um pouco mais sobre o funcionamento e utilidade de um equipamento como este", afirmou a engenheira química da Secretaria do Meio Ambiente, Josiana Koch, no site da prefeitura. Os níveis de ruídos serão avaliados em cinco pontos estratégicos da área central.
A "Semana do Trânsito"
Teve início na segunda-feira (18) a "Semana Nacional do Trânsito". A programação seguiu na terça quando cerca de dois mil alunos de 30 escolas da rede municipal de ensino participaram de atividades no auditório do Serviço Social do Transporte (Sest/Senat), no Boqueirão. As crianças aprenderam como funciona a fiscalização de trânsito com miniaturas de radares e lombadas eletrônicas numa pista de autorama.
A história do movimento
O "Dia Sem Carro" ocorre anualmente, sempre em 22 de setembro, Dia Mundial do Pedestre, em várias cidades do mundo. O movimento surgiu em 1998, na França, e contou com a participação de 35 cidades. No ano seguinte, a adesão se estendeu para 66 municípios franceses, 92 italianos e toda uma região de Genebra, na Suíça.
A jornada se espalhou pela Comunidade Européia e chegou ao Brasil em 2001, quando 11 cidades participaram. Neste ano, 45 cidades brasileiras já confirmaram participação, entre elas São Paulo, Belo Horizonte, Rio Janeiro, Florianópolis, Natal e Curitiba.Presidente da Urbs explica a importância da campanha.



