
As maternidades de Curitiba registram um mini "baby boom" ontem, dia 12 do 12 de 2012. Pais e mães aproveitaram a data curiosa a coincidência só irá se repetir no longínquo 01.01.2101 para planejar o nascimento dos filhos. Entre os pais de recém-nascidos, há os que acreditam que a data irá trazer sorte às crianças. E aqueles que só querem fazer com que o filho tenha a "data tripla" na carteira de identidade.
No Hospital Nossa Senhora de Fátima, a média é de 15 partos por dia. Ontem, a previsão era que 30 curitibanos chegariam ao mundo naquela maternidade somente durante a manhã, foram 15 nascimentos.
No Hospital Santa Brígida, os pais do recém-nascido Luca não planejaram o parto. Mas o bebê nasceu na data especial, e com um detalhe extra: foi às 12 horas em ponto. A mãe, Solange Demantova, vê tudo como "um bom presságio."
"Achei muita coincidência e muito legal. Meu marido [Ananias Correia Ramos Júnior] ficou super feliz, dizendo que tanto 12 junto só pode ser coisa boa", disse. Luca passava bem na tarde de ontem e mamava enquanto a mãe era entrevistada. No Hospital Santa Brígida foram 20 partos até o fim do dia "cabalístico". A média é de nascimentos diários.
Fácil de lembrar
Uma das crianças que nasceu no Hospital Nossa Senhora de Fátima ontem foi Luiza, filha do comerciante Ivalino Barbosa Simioni e Viviane Simioni. O pai disse que a escolha da data foi feita pela mãe, e o casal não levou em consideração o possível "fator sorte". "O médico falou que ela tinha entre o dia 6 e 18 de dezembro para escolher. Quem planeja mais do que o homem é sempre a mulher, e ela me disse que optou por hoje [12] porque é uma data marcante, fácil de as pessoas e os parentes lembrarem", contou.
O número de partos agendados também foi bem maior na maternidade Nossa Senhora das Graças. E o número de nascimentos previstos para ontem foi mais uma coincidência: 12. Em dias normais, o local registra em torno de sete partos.
O ex-jogador de futebol do Atlético Mineiro Maurício Minari, pai do recém-nascido Lorenzo Minari, disse que ele e a esposa, Priscilla Minari, planejaram o nascimento desde quando moravam na Itália, há cinco meses. "Nós tínhamos escolhido por ser o último dia ["triplo"] do século. Acho que quando ele crescer, vai achar legal essa coisa da sorte que traz", disse.
Acaso?
Havia aqueles que ainda estavam na expectativa. No Nossa Senhora das Graças, durante a tarde de ontem, o médico ortopedista Renato Raad aguardava o nascimento da filha Sara. Neste caso, uma mistura entre planejamento e sorte foi o que resultou na data do parto. "Estava programado para o dia 26 de dezembro, mas o médico havia proposto antecipar. Na última sexta-feira, em uma ecografia, descobrimos que ela não estava bem posicionada e então tivemos que antecipar ainda mais o parto, só então que ficou marcado para 12.12.12", disse.



