Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Metodologia

Debate se baseia em iniciativas de sucesso

Os debates das oito etapas regionais do Fórum Futuro 10 Paraná foram conduzidos por uma metodologia conhecida como Investigação Apreciativa. Desenvolvida na década de 80 por um grupo de professores liderados por David Cooperrider na Case Western Reserve University, em Cleveland, nos Estados Unidos, a técnica foi introduzida no Brasil pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), uma das entidades organizadoras do fórum.

Diferentemente dos métodos convencionais de planejamento estratégico, essa técnica não tenta encontrar soluções para os problemas existentes. As inspirações se baseiam em iniciativas de sucesso. A coordenadora de Desenvolvimento Organizacional da Fiep, Ilma Barros, especialista na metodologia, comenta que, ao se debruçar apenas sobre os problemas, as pessoas acabam encontrando novos obstáculos, num processo desgastante e pouco motivador. Na Investigação Apreciativa, os grupos de discussão apresentam suas experiências bem sucedidas do passado e, baseados nessas iniciativas, criam novos projetos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.