
Foi por água abaixo a tradição de que a casa deveria ser decorada para o Natal na primeira semana de dezembro, mês em que se comemora o dia de São Nicolau (representado pelo famoso Papai Noel). Os shoppings de Curitiba, assim como muitos comércios e residências da capital, já estão decorados e no clima das festividades. "É para curtir a data por um tempo maior", afirma a gerente da loja de decoração Casa dos Bonecos, Ariana Denise Fiorentin. Ela conta que muitos clientes já compraram todos os adereços e estavam esperando passar apenas o dia de Finados para tirar das caixas a árvore de Natal e os enfeites. "Tem gente que não liga para isso, mas também existem muitas pessoas que não veem a hora de decorar a casa", diz. Ariana lembra ainda que arrumar a decoração para o Natal dá bastante trabalho, por isso nada melhor do que ficar por pelo menos uns dois meses com a casa preparada para receber o bom velhinho. "As famílias com crianças pequenas entram neste clima mais rápido", afirma.
Em julho deste ano a Casa dos Bonecos já estava começando as decorações e o Shopping Curitiba, em outubro, também seguia com os enfeites adiantados. O Papai Noel chegou na semana passada no Curitiba e no shopping Muller e hoje chega às 20h30 no Shopping Estação. Ele será recebido com fogos de artifício, um saco gigante e dançarinos. "A intenção é promover a interação com as crianças, que já podem levar suas cartinhas ao Papai Noel. Também poderão conversar e tirar fotos com ele", afirma a gerente de marketing dos shoppings Estação e Curitiba, Paola Noguchi. Só no Estação foram usadas 65,6 mil lâmpadas e 22 árvores: a decoração demorou sete madrugadas para ficar pronta. O Shopping Palladium também está com a decoração pronta e o Papai Noel chega no próximo dia 20.
Na loja La Violetera, na Rua General Carneiro esquina com Sete de Setembro, a decoração foi antecipada novamente. "A intenção é lembrar que as pessoas podem antecipar suas compras e não deixar tudo para a última hora", diz a gerente Débora Ereno. Cerca de 100 mil lâmpadas enfeitam a fachada da loja.
Ariana lembra que árvore de Natal é um pré-requisito para a decoração, não importa o tamanho que tenha. Além disso, ela explica que as famílias católicas gostam de usar o presépio para relembrar o local de nascimento de Jesus e ainda uma guirlanda na porta para receber bem a todos com o carinho natalino. "Mas também é possível criar coisas novas. Fadas permanecem em alta." Já o fim das decorações continua respeitando a tradição: no dia 6 de janeiro, Dia de Reis, os enfeites voltam para as caixas.
Colaborou Thayse Nascimento



