A escala de trabalho dos agentes do Sistema Penitenciário do Paraná vai ser alterada a partir do dia 1º de novembro. O decreto que altera os turnos foi assinado nesta quarta-feira (20) pelo governador Orlando Pessuti e o secretário da Justiça e Cidadania José Moacir Vavetti. De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de comunicação do governo estadual, o novo horário de trabalho passa a vigorar no próximo mês para não intervir na folha de pagamento e dar tempo ao Departamento Penitenciário organizar os novos turnos.
O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen) já reivindicava a alteração na escala, pois o modelo proposto por eles não acarretava em mais custos ao governo. A partir de novembro, os agentes passam a cumprir duas escalas: uma de 24 horas trabalhadas por 48 de descanso e a segunda intercalada de 12 por 60 horas. Atualmente a escala é de 12 horas de trabalho por 36 de descanso.
Transferência
Além de alterar a escala de trabalho, uma resolução que institui o processo de remanejamento voluntário também foi assinada por Favetti. A secretaria adota esse sistema para analisar os pedidos feitos por agentes que pretendem ser transferidos de unidades ou cidades.
Caso haja interesse de mudar de cidade, o agente penitenciário procura o setor de Recursos Humanos de sua unidade e preenche um formulário, que será enviado ao Departamento Penitenciário. Uma comissão especial vai avaliar cada caso, conforme critérios estabelecidos na resolução e disponibilidade de vagas nas unidades preteridas.



